| Foto:

Coisa mais difícil é ouvir música paranaense nas rádios do Paraná. Pense co­­migo: qual é a probabilidade de você ligar uma rádio, qualquer uma, no carro ou na sala de casa, e ouvir música de alguém li­­gado ao Paraná? Sim, sei que temos iniciativas louváveis, como o projeto Acústico Mundo Livre, que acaba de completar um ano levando bandas do estado a fazer shows e gravar no estilo unplugged (acústico). E otras cositas parecidas. Mas e na programação normal? Já que toquei nesse assunto, falo de mais uma iniciativa de rádio em que po­­­demos ouvir música paranaense.

CARREGANDO :)

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) promove um festival nacional de música. Um momento único para você ouvir o que normalmente não toca nas emissoras nacionais. Está ainda nas etapas regionais.

Aqui, no Paraná, já foram pré-selecionadas 20 composições que estão concorrendo e quem vota é o público. As concorrentes estão sendo veiculadas nas programações das rádios UEL FM (da Univer­­sidade Estadual de Londrina) e UEM FM (da Universidade Estadual de Maringá) – não sei dizer o porquê da Rádio Educativa do Paraná não ter entrado no festival; mistérios da administração estadual.

Publicidade

Mas as músicas podem ser conferidas pela internet, pelo site da UEL FM, você pode ouvi-las e votar na que achar melhor. Como está explicado no site: “O voto do ouvinte corresponderá ao voto de um jurado e poderá ser registrado no site até o dia 25 de setembro. Depois disso, a comissão julgadora definirá as duas finalistas que irão para a etapa nacional. A votação do ouvinte permite apenas um voto por pessoa em cada música. A divulgação do resultado final será no dia 1.º de outubro, a partir das 14 horas no site e na programação das duas emissoras.”

Veja só o que tem por lá:

Londrina

“A Coroa do Meu Rei – O Chapéu do Meu Avô”, de Bernardo Pellegrini.

“Baião da Terra”, música instrumental do Farofa Duo (Leopoldo Nantes e Tiago Mayer).

Publicidade

“La Calle Esmeralda”, música instrumental de Gilberto de Queiroz.

“Fatos Verídicos – Pesadelo Atual”, de Jefferson J.P.Lessa.

“Por Amor”, de Alquimides Daera.

“Sarau – A Cor da Onça”, de Fernando Londrina, Edu Batistela, Júnior Guitar e Mauro Albert.

“Sou Brasil”, de Arthur Santana.

Publicidade

“Sua Pessoa”, de Indayana Oliveira.

“Vertigem”, de Rodrigo Garcia Lopes.

Curitiba

“A Redenção da Bicicleta”, da banda Nuvens (Rafael Moraes).

“Bicho Solto” e “Prece”, ambas de Karyme Hass.

Publicidade

“Máquina Fria”, do grupo Maxixe Machine (Luiz Antônio Ferreira).

Cambé

“Avião”, de Gabriel Feijó e Colher de Chá.

“Caboclo Sou Eu”, de Reinaldo Assumpção.

Maringá

Publicidade

“Deolindo’s”, de Rakelly Calliari e André Gião

“Picadeiro Encantado”, de André Jean Amentt

Apucarana

“Imagens do Inconsciente”, da banda A Lei (Alexsandro Alves de Oliveira).

Ibiporã

Publicidade

“Samba Maior”, de Sebastião Martins.

Mandaguari

“Sem Estresse”, de Mauro Ramos.

Não quero influenciar ninguém, por isso não dou o meu voto, mas há músicas muito boas, que merecem entrar na programação normal de qualquer rádio do Paraná, não por serem paranaenses, mas porque, repito, são boas.

Publicidade

Tambores pela Europa

O percussionista curitibano Ricardo Janotto (que, anteriormente, adotava o nome de Ricardo Ô Rosinha) viaja para a Europa, onde lançará o disco Tambor de Casa, que tem 17 ritmos do caldeirão musical brasileiro. Durante dois meses, ele fará shows e oficinas de ritmos brasileiros para os músicos europeus.

A turnê tem confirmadas apresentações na Holanda (Amsterdã), Itália (Milão e Roma), Portugal (Porto e Lisboa) e Croácia (Zagreb). Janotto também participará do lançamento de dois álbuns na Itália. O primeiro será em Milão, no lançamento do CD NUbraz, do cantor e compositor Emmanuelle Gucci, que gravou uma musica de sua autoria. Depois, em Roma, participa do show de lançamento do disco Sala Íntima, da cantora italiana Lisa Maroni, gravado e produzido por ele em Curitiba. Boa viagem e boa sorte.

Novidades

Chega o segundo semestre e com eles os novos trabalhos dos artistas locais. Semana que vem eu conto o que algumas das bandas estão lançando.

Publicidade