• Carregando...
Divulgada a lista de escritores brasileiros que irão à Feira de Frankfurt
| Foto:

A Feira do Livro de Frankfurt é a maior e a mais importante do mundo da literatura em se falando de negócios e tendências. A edição de 2013 terá o Brasil como país homenageado. Por isso a presença de um escritor ali pode significar reconhecimento e vendas.

Lobistas de editoras tiveram bastante trabalho até há pouco, quando finalmente foi anunciada a lista de escritores selecionados para participar do evento.

Reproduzo aqui a lista com o texto de divulgação do Ministério da Cultura. Entre os autores, há dois paranaenses, a poeta Alice Ruiz e o romancista Cristovão Tezza (que nasceu em Santa Catarina e por isso está apresentado com catarinense no release).

Valterci Santos/Gazeta do Povo
Alice Ruiz é presença em livro da Companhia das Letras sobre haicais.

Brasil divulga lista de autores que irão à Feira do Livro de Frankfurt 2013

70 autores de diferentes estilos e regiões brasileiras compõem caravana que marcará presença do Brasil como país homenageado do evento

O Comitê Organizador do Projeto “Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013” divulga nesta quinta-feira (14), durante a Feira do Livro de Leipzig a lista dos 70 autores convidados para integrar a comitiva que irá à Alemanha representar a pluralidade da literatura brasileira e participar de mesas, leituras e debates da programação. Os escritores fazem parte das atividades previstas para a participação do Brasil em Frankfurt como homenageado do maior evento literário do mundo. Além dos autores, o Brasil contará com uma intensa programação cultural, que ocupará importantes espaços culturais de Frankfurt de agosto a janeiro 2014.

A seleção dos nomes para integrar a comitiva foi feita por meio de uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli (SESC SP) e Antonieta Cunha (diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional). Segundo Manuel da Costa Pinto, a escolha do Brasil como país homenageado permite não apenas apresentar um instantâneo de sua variedade literária, estética e ensaística, mas também reunir escritores que sintetizam suas transições culturais mais recentes.

Como o Brasil é um país que se modernizou e urbanizou muito rapidamente da metade do século XX para cá, “muitos autores presentes na Feira de Frankfurt foram testemunhas e intérpretes desse processo e todos representam uma dinâmica que é expressa nos aspectos mais incandescentes, híbridos, da sociedade contemporânea como um todo — tal como será materializado nos encontros de escritores e no Pavilhão Brasil”, ressalta o crítico literário.

Os critérios utilizados para a elaboração da lista foram a diversidade e a pluralidade, o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros (prosa; poesia; ensaio, biografia e crítica literária; literatura infanto-juvenil e obras técnicas e científicas) e a qualidade estética. Além disso, privilegiou-se o convite a autores publicados ou em vias de publicação na Alemanha e em outros idiomas estrangeiros, bem como os agraciados pelos principais prêmios de literatura do Brasil, de 1994 até hoje. “Toda curadoria pressupõe estabelecer um recorte, que pode ser temático e estético, mas que acima de tudo apresenta um panorama, uma amostragem da produção literária e dos saberes em torno do livro e da literatura no Brasil.”, afirma Martinelli.

Os nomes selecionados pela Curadoria foram aprovados pelo Conselho Diretivo do Comitê Organizador do Projeto ”Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013”, composto por instituições pertencentes ao Ministério da Cultura, como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Nacional de Artes, além do Ministério de Relações Exteriores, a Câmara Brasileira do Livro e instituições da sociedade civil brasileira. “Na lista, temos representantes da cultura indígena, afro, europeia, bem como temáticas de imigração e migração, além de representantes da literatura marginal e de diferentes extratos sociais e estéticas que marcam a obra plural desses autores”, explica Galeno Amorim, presidente do Comitê Organizador.

Comitiva dos autores brasileiros na Feira do Livro de Frankfurt 2013:

Adélia Prado (MG)
Adriana Lisboa (RJ)
Affonso Romano de Sant’Anna (MG)
Age de Carvalho (PA)
Alice Ruiz (PR)
Ana Maria Machado (RJ)
Ana Miranda (CE)
André Sant’Anna (MG)
Andrea del Fuego (SP)
Angela-Lago (MG)
Antonio Carlos Viana (SE)
Beatriz Bracher (SP)
Bernardo Ajzenberg (SP)
Bernardo Carvalho (RJ)
Carlos Heitor Cony (RJ)
Carola Saavedra (RJ)
Chacal (RJ)
Cíntia Moscovich (RS)
Cristovão Tezza (SC)
Daniel Galera (RS)
Daniel Munduruku (PA)
Eva Furnari (SP)
Fábio Moon e Gabriel Bá (SP)
Fernando Gonsales (SP)
Fernando Morais (MG)
Fernando Vilela (SP)
Ferréz (SP)
Flora Süssekind (RJ)
Francisco Alvim (MG)
Ignácio de Loyola Brandão (SP)
João Almino (RN)
João Gilberto Noll (RS)
João Ubaldo Ribeiro (BA)
Joca Reiners Terron (MT)
José Miguel Wisnik (SP)
José Murilo de Carvalho (MG)
Lelis (MG)
Lilia Moritz Schwarcz (SP)
Lourenço Mutarelli (SP)
Luiz Costa Lima (MA)
Luiz Ruffato (MG)
Manuela Carneiro da Cunha (Portugal – SP)
Marçal Aquino (SP)
Marcelino Freire (PE)
Maria Esther Maciel (MG)
Maria Rita Kehl (SP)
Marina Colasanti (RJ)
Mary del Priori (RJ)
Mauricio de Sousa (SP)
Michel Laub (RS)
Miguel Nicolelis (SP)
Nélida Piñón (RJ)
Nicolas Behr (MT)
Nuno Ramos (SP)
Patricia Melo (SP)
Paulo Coelho (RJ)
Paulo Henriques Britto (RJ)
Paulo Lins (RJ)
Pedro Bandeira (SP)
Roger Mello (DF)
Ronaldo Correia de Brito (CE)
Ruth Rocha (SP)
Ruy Castro (MG)
Sérgio Sant’Anna (RJ)
Silviano Santiago (MG)
Teixeira Coelho (SP)
Veronica Stigger (RS)
Walnice Nogueira Galvão (SP)
Ziraldo (MG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]