Leonard Cohen é um daqueles caras que faz bem todas as coisas. É elegantemente simples e simplesmente sofisticado. Músico e escritor que sabe como ninguém mesclar as duas coisas. E ele está de volta em disco com músicas novas e também em livro.
No dia 31 deste janeiro – chuvoso aqui em Curitiba – sai o novo disco do bardo canadense: “Old Ideas”. Já tem algumas músicas novas passeando pela internet. Abaixo, você pode ouvir duas delas: Darkness e Show Me The Place e ver um vídeo da segunda.
Como brinde, dois vídeos. Um de um dos melhores shows de todos os tempos que eu, infelizmente não vi, mas que felizmente ganhei o DVD do meu amigo Ruy Dikram. O outro vídeo é de uma das músicas mais gravadas de todos os tempos.
O livro
No dia 1º de março, a Editora Cosac Naify lança o primeiro romance dele, ainda inédito no Brasil: A brincadeira favorita, com tradução de Alexandre Barbosa de Souza. E, como bem lembra Mitie Taketani, da Itiban Comic Shop, com capa de Dw Ribatsky (que vocês podem conferir aqui mesmo ao lado).
O livro, apesar de inédito por aqui, não é novo. Foi escrito e lançado em 1963, antes mesmo de Cohen ter lançado seu primeiro disco – são 12 discos em 45 anos de carreira e o artista tem 77 anos de idade.