No post passado, aí abaixo, falei de duas cantoras portuguesas, a Mariza e a Viviane. Como tinha prometido, hoje indico mais algumas coisas da música lusitana situadas no My Space. E para falar de Portugal, começo saindo de lá e indo a Cabo Verde. Indico uma visita a Tito Paris e a Sara Tavares. Eles dão uma pitadas de ritmo das mornas caboverdianas que são bastante acolhedoras.
Para os mais tradicionais e amantes da música instrumental, a indicação é óbvia: Mário Pacheco, este extraordinário músico da guitarra portuguesa que nos traz uma sonoridade ao mesmo tempo tradicional e inovadora.
Agora, vamos aos grupos. Todos já conhecem ou deviam conhecer o Madredeus, sobre o qual nem precisa dizer mais nada. Mas aqui também indico um novo grupo que começa a conquistar seu espaço e com uma proposta um pouco diferente. É a banda Sal, que mistura guitarra portuguesa, violão, baixo, percussão e voz, em boas canções.
Por fim, para os que quiseram se inteirar sobre a nova música portuguesa, o idel é freqüentar o blog Portugal Rebelde. Ali você pode ter informações sobre shows, bandas, rádios e intervenções culturais de muitas espécies.
Boa viagem, o pá.