Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Mais uma prova do mau gosto musical do brasileiro

Você deve ter ouvido alguma vez na vida que a música brasileira é uma das melhores do mundo. Cheia de criatividade, balanço, eficácia na mistura de ritmos e com músicos de qualidade. No entanto, a cada ano nos chega uma prova de que, por outro lado, o gosto musical do brasileiro é, no mínimo, duvidoso. Pois o brasileiro, ao que parece, tem preferência pelas piores músicas. E acaba de chegar mais uma prova disso.

Leia o texto na íntegra do release que recebi e depois comente o gosto musical do brasileiro:

Ecad divulga prévia das músicas mais tocadas nas rádios do país, casas de diversão e estabelecimentos com música ao vivo em 2013

O Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição dos direitos autorais das músicas tocadas em público, acaba de levantar a prévia do ranking das músicas mais tocadas, no ano passado, nas rádios AM e FM, nas casas de diversão e em estabelecimentos com música a vivo. O levantamento leva em conta o período de janeiro a setembro de 2013. Os sucessos “Louquinha”, “Amor de Chocolate” e “Gatinha Assanhada” foram as músicas mais tocadas nas boates, drinquerias e clubes, caracterizados como “casas de diversão”. Já nas rádios brasileiras, dois sucessos internacionais, as músicas ‘93 Million Miles’ e ‘Don’t You Worry Child’, lideraram o ranking das mais tocadas. O terceiro lugar ficou para ‘Esse Cara Sou Eu’ , do rei Roberto Carlos. Já nos estabelecimentos com música ao vivo, a canção mais tocada foi o clássico ‘Parabéns a Você’. Das 10 músicas mais tocadas nesses locais, seis são do estilo sertanejo universitário, deixando as velhas conhecidas e clássicas “Chão de giz”, “Flor de Lis” e “Gostava tanto de você” para trás.

Importante ressaltar que todos os rankings são baseados em amostras certificadas pelo Ibope. O ranking de rádio, por exemplo, considera rádios Am e Fm, das capitais e do interior, representando o que é realmente tocado em todo o Brasil.

O Ecad

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que protege os titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) contra o uso não autorizado de suas obras musicais em locais públicos. Seu principal objetivo é centralizar toda a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. Com gestão profissionalizada e premiada, a instituição é considerada referência na área em que atua. O Ecad é administrado por nove associações de gestão coletiva musical que representam milhares de titulares de obras musicais, nacionais e estrangeiros.

Veja as tabelas com as músicas mais tocadas nas rádios do país e na Região Sul

RadiosNacional

RadiosSul

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.