| Foto:

A nova presidente da Fundação Cultural de Curitiba é Maria Cristina de Andrade Vieira. Ela foi convidada, aceitou e assume no lugar de Paulino Viapiana, que já foi confirmado por Beto Richa como futuro secretário do estado da Cultura.

CARREGANDO :)

Maria Cristina já vinha assessorando a presidência da FCC desde maio deste ano e nesta segunda-feira (13) foi confirmada pelo prefeito Luciano Ducci na nova função. Ela promete que neste primeiro ano deve manter o planejamento estratégico já previsto, mas pretende, sem interromper nada, avançar em alguns pontos.

Publicidade

Ainda não conversou com o prefeito a respeito de suas ideias e por isso ainda não passa nada de muito conclusivo para a imprensa. No entanto, uma das mudanças que ele vê como necessidade imediata é uma melhoria na divulgação das atividades culturais da cidade. “É preciso divulgar mais, fazer com que as pessoas saibam o que está sendo feito.”

Ousadia

Também fala em “pensar de forma ousada” a cultura local. Neste período de transição, verá o que é possível implantar e que tenha o aval do prefeito. Terá de negociar questões de orçamento junto ao prefeito e a vereadores para poder implantar algumas novas ideias.

Promete também ouvir todo o quadro técnico – a Fundação Cultural de Curitiba tem a maioria das suas diretorias e departamentos comandados por pessoal de carreira – e também a comunidade cultural da cidade para sentir as necessidades de quem vive a cultura da cidade.

Projetos

Publicidade

A Fundação tem 40 espaços públicos e nove regionais. A nova presidente cita projetos e programas importantes que serão mantidos como a conclusão da revitalização do Centro Cultural do Portão, a manutenção da Virada Cultural, da Oficina de Música, as biblioparques (bibliotecas em parques da cidade) e mesmo de uma atuação mais forte junto ao Festival de Curitiba, que, apesar de ser uma iniciativa particular, leva o nome de Curitiba para todo o país como uma tradição no cenário das artes cênicas.

Pedreira

Sobre a Pedreira Paulo Leminski, Maria Cristina ainda não teve oportunidade de conversar com o prefeito Luciano Ducci a respeito, mas desde já afirma que a Pedreira é um local importante para a cidade e que estará na pauta de conversação para tentar a sua reabertura.

Iniciativa privada

Publicidade

“A cultura gera renda, gera empregos e ajuda as pessoas a ampliar seus horizontes, expandir suas ideias. É lamentável que as empresas não saibam como contribuir”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

——

Estou com a sensação de que tem alguém me seguindo: twitter.com/sobretudo