• Carregando...
Música do barulho em Curitiba neste janeiro
| Foto:

Amantes do barulho musical. Janeiro é de vocês em Curitiba. Pós-rock, pós-metal e shoegaze. Música com muita distorção e alguma melodia. Viajar no som e fritar neurônios. Não estão sacando o que estou falando? Então deem uma olhada no e-mail que reproduzo a seguir:

Há um ensaio, na capital paranaense, de um movimento pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski e a subsequente (e desejada) reentrada de Curitiba no circuito de shows internacionais. Enquanto isso não acontece de fato, a cidade vai ter pelo menos uma noite de barulho do bom em janeiro, na terceira edição do Festival Sinewave, a primeira fora de São Paulo.

No dia 21 do primeiro mês de 2011, o selo virtual Sinewave aterrisa na cidade. Na bagagem, cinco nomes do seu elenco, responsáveis por álbuns e eps virtuais ruidosos. Juntos, prometem levar diversão, melodia e tormento ao palco do Jokers.

As locais This Lonely Crowd e Black Sea recebem as paulistanas Herod Layne e Duelectrum e a gaúcha Loomer. E em pouco mais de quatro horas de som e fúria, prometem mandar o telhado do Jokers pelos ares.

Saiba quem vem para a terceira edição do Sinewave Festival. Só para ouvidos treinados.

LOOMER


myspace.com/loomerband

Talvez o nome mais promissor da geração de independentes barulhentos surgida nos anos 00. Gaúchos de Porto Alegre que cismaram em remar contra a maré do mod que dominou o Rio Grande do Sul a partir do fim dos anos 90. O Sonic Youth de bombachas. Ou o Swervedriver dos pampas. Ou o My Bloody Valentine viciado em mate.

Formação:
Richard (guitarra), Stefano (guitarra, voz), Liege (baixo, voz), Guilherme (bateria).

Discografia:– Mind Drops (ep), 2009
– Coward Soul (ep), 2010

Ouça: “All Gone”

HEROD LAYNE
myspace.com/herodlayne

Cria direta de Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Explosions in the Sky e Sonic Youth, o agora quarteto é figura certa e manjada nos porões barulhentos da capital paulista. A experiência internacional, adquirida em uma miniexcursão pelo Canadá em 2009, fez da Herod um dos shows mais bem azeitados do subterrâneo paulista.

Formação:
Sachalf (guitarras, voz), Elson Barbosa (baixo), Lippaus (guitarras), Johnny (bateria)

Discografia:
– In Between Dust Conditions (ep), 2008
– Walking the Valley (ep), 2008
– Sealand Fire (ep), 2009
– Absentia (cd), 2010

Ouça: “The Unsung Hero”

THIS LONELY CROWD
myspace.com/thislonelycrowd

Redemoinhos de guitarras varrem canções sobre contos de fadas com lascas de lisergia. As referências do pós-rock e do shoegaze rasgam os autofalantes nos três eps lançados pela banda, que faz o concerto de estreia no palco do Jokers. Alguém já os classificou como Slowdive + Smashing Pumpkins. Aguarde e confira. Os codinomes dos integrantes foram extraídos de histórias de Lewis Carroll.

Formação:
Tweedledum (guitarra), Tweedledee (guitarra), Humpty Dumpty (guitarra, voz), Jabberwock (bateria), Red Queen (baixo, voz)

Discografia:
– An Endless Moment Everyday All the Time (ep), 2010
– EPhemeris (ep), 2010
– Entangled Chaos (ep), 2010

Ouça: “Crash Course”

DUELECTRUM
myspace.com/duelectrum2006

Espécie de versão paulista – sem o lendário Fábio Leopoldino (Second Come) – da banda carioca Stellar, pelo menos quanto à baixa frequência de shows. Em quase 12 anos de estrada, o trio fez algo em torno de uma dúzia de apresentações. Todas de fazerem sangrar os ouvidos. Spacemen 3 encontra Flying Saucer Attack que encontra Between The Cities Are Stars, enquanto a whammy bar geme a cada nota.

Formação:
Filipe Albuquerque (guitarras, voz), Franklin Weise (baixo), Luiz Freitas (bateria)

Discografia:
– Duelectr1 (ep), 2001
– Electrolândia (ep), 2008
– Tempestadestelar (ep), 2009

Ouça: “Chocolate Love”

BLACK SEA


myspace.com/blackseaband

Quarteto de Curitiba chegado em experimentações que vão além do pós-rock. Guitarras graves, vocais arrancados a fórceps das entranhas e viagens distorcidas que pegam o ouvinte pelo estômago. Neurosis, Mastodon, Russian Circles e demais referências do canto escuro do rock século 21 conhecido como post-metal.

Formação:
Rodolfo (voz, sintetizador), André (guitarra), Contin (baixo), Marcos (bateria)

Discografia:– It’s All About Our Silence (ep), 2009
– Waiting for Disarm (ep), 2010
– Somethings Cannot be Mirrored (ep), 2010

Ouça: “Don’t Stay For Too Long”

Serviço
III SINEWAVE FESTIVAL
21 de janeiro de 2011
Pontualmente a partir das 21h
Loomer, Herod Layne, This Lonely Crowd, Duelectrum e Black Sea
JOKERS
Rua São Francisco, 360, Centro, Curitiba, PR
R$ 15 (antecipado) e R$ 20 (na porta)
sinewave.com.br/festival
sinewave@sinewave.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]