• Carregando...
Músicos protestam contra extinção de cargo na Fundação Cultural
| Foto:
Divulgação
A Orquestra à Base de Corda surgiu em decorrência da criação do Conservatório de MPB

Os músicos e produtores culturais do Paraná vivem momentos distintos em relação às políticas públicas no estado. Se por um lado estão vibrando com as recentes nomeações e atitudes do Secretaria da Cultura do Paraná, por outro estão apreensivos com algumas mudanças na Fundação Cultural de Curitiba.

De um lado, por exemplo, a reestruturação da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, que voltou sua atenção e a programação para a música produzida por aqui, se não teve aprovação unânime (quem a tem?) foi apoiada pela maioria das associações organizadas ligadas aos músicos do estado e bastante comemorada.

De outro lado, nota-se a preocupação com o esvaziamento que vem ocorrendo no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. O CMPB que há anos já havia perdido sua diretoria artística, agora perde também a Coordenação Pedagógica. O maestro, arranjador, compositor e intrumentista Vicente Ribeiro foi desligado do cargo pelo novo presidente do Icac, Nilton Cordoni. O Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura – é o órgão responsável pela gestão de toda a área de música da da Fundação Cultural de Curitiba.

O que tem deixado intrigada a área musical da cidade é que não houve uma substituição, o cargo de coordenador pedagógico foi simplesmente extinto. O Conservatório dá aulas de música para centenas de alunos a cada semestre. É uma escola de música. Ou seja, é uma escola sem coordenação pedagógica.

A extinção do cargo, somado a outras ações que vêm ocorrendo há anos, enfraquece o CMPB. A preocupação do setor na cidade já chegou ao conhecimento de órgão nacionais ligados aos músicos. Tanto que o Fórum Nacional de Música já emitiu um ofício em que também se diz preocupado e “se solidariza e apoia a manifestação e também a atuação do Fórum Permanente de Música do Paraná com a questão”.

Veja a íntegra do ofício do Fórum Nacional de Música

Ofício 03 – Fórum Nacional da Música
Carta

13/02/2011

CARTA SOBRE O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DE CURITIBA

O Fórum Nacional da Música, entidade federada formada em 2005 pela reunião,
naquela ocasião, de fóruns de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, torna público seu apoio ao Fórum Permanente de Música do Paraná, membro que conta com uma atuação muito importante a nível nacional desde nossa formação.

A recém extinção do cargo de Coordenador Pedagógico da instituição Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba causou uma grande preocupação na classe musical da cidade, fato que chegou ao conhecimento do Fórum Nacional da Música que prontamente se solidariza e apoia a manifestação e também a atuação do Fórum Permanente de Música do Paraná com a questão.

Entendemos que as instituições vinculadas à música necessitam de apoio e investimentos do poder público, seja a nível municipal, estadual e federal. O Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba tem um vínculo muito grande com a história musical de Curitiba e atua desde sua fundação na formação de músicos e instrumentistas, fato que por si só exige que o cargo de Coordenador Pedagógico seja valorizado.

Por fim, acreditamos que o debate do poder público com a sociedade civil é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade musical e para a aplicação de políticas públicas efetivas para o setor, no que desde já o Fórum Nacional de Música se coloca a disposição e apoia que os fóruns estaduais participem dos debates localmente.

Estamos a disposição para eventuais esclarecimentos.

Sem mais para o momento,

Téo Ruiz
Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música

——–

———

Este blog dá mais sugestões, opiniões, conselhos, lê a mão, joga tarô, faz previsões furadas e aconselhamentos matrimoniais pelo Twitter: @Sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]