• Carregando...
NOJazzFest: – New Orleans é um furacão musical
| Foto:

Entre o sol, a chuva e passagens pela festa da farofa no granito, o fim de semana se desmanchou em um sofá e uma TV. O que poderia ser uma chatice se revelou em uma feliz viagem musical. Por sorte do destino me vi no canal BIS (canal 35 pela GVT, não sei pelas outras operadoras) em pleno New Orleans Jazz & Heritage Festival. O canal não passou todas nem as mais importantes atrações. Ainda assim, foi muito bom.


Como o nome diz, é um grande festival musical em New Orleans. O que o nome não explica é que o festival acontece em um grande parque, com uns dez palcos diferentes. Todos os shows acontecem de dia para que o público e os músicos continuem se divertindo e trabalhando à noite pelos bares e restaurantes e casas de espetáculos. Assim fazendo movimentar ainda mais a economia criativa desta cidade que respira música.

New Orleans é um furacão musical mais poderoso que o Katrina, que arrasou a região ha alguns anos. O festival tem outra particularidade. A maioria das atrações é da própria cidade.

Na edição deste ano, ao lado de nomes já consagrados e nos topos das paradas, como Billy Joel, Black Keys, Patti Smith e Maroon5, entre outros, tocaram excelentes bandas e músicos que para mim eram até então completamente desconhecidos. Ou alguns já conhecidos, mas que eu deveria ter prestado mais atenção.

E eu passei dois dias/noites em frente à tevê vendo música da malhor qualidade de gente que deveria estar tocando mais nas rádios, no meu iPod e nas minhas timelines.

Este post é para começar a corrigir o erro e a falta de informação e compartilhar com vocês alguns desses nomes que transformaram em bom um fim de semana que se desenhava como enfadonho.

Os artistas – aos poucos

Vou falar e mostrar artistas excelentes como o veterano Allen Tousaint e o novo Trombone Shorty, acompanhados por outros que merecem a atenção como Galactic, Wildspread Panic, Johny Sketch & the Dirty Notes e The Dirty Dozen Brass Band.

Para não ficar um trambolhão de informações amontoadas, vou separar em alguns posts por dia.

Comecemos com a Galactic, banda veterana de N.O., que para esta apresentação convidou os ótimos vocalistas Corey Glove (Living Colour) e David Shaw (The Revivalists).

A banda lançou no ano passado um novo disco, Carnivale Electricos, que tem inclusive a participação de brasileiros. Faz uma mistura de funk, jazz e rock com muito groove (que, aliás, é uma das misturas características da música de New Orleans).

Aqui vai uma apresentação ao vivo da Galactic em uma rádio dos EUA, com a participação mais que especial do Corey Glove:

——-

Widespread Panic – é mais uma veterana com excelentes músicos e um destaque especial para o guitarrista Jimmy Herring. Aqui sem tanta influência de New Orleans, afinal a banda é da Georgia, e por isso mais inclinada ao velho e bom rock de guerra, mas com grande inspiração instrumental.

Seu álbum mais recenete é Dirty Side Down, de 2010, e vocês podem ver um pouco do estilo na apresentação ao vivo abaixo:

Em breve volto com mais informações das bandas do NOJazzFest.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]