“Minha saia é branca de renda”, continua a cantora que frequentava CTGs em Guarapuava e veio cair nos sambas do Caxangá, Serenô e outras cantorias em Curitiba.
“O Mundo é meu ninho, só quero voar”, canta ela que, nesta sexta-feira, em Curitiba, apresenta seu ninho ao mundo em um espetáculo que se chama justamente Passarinha, o nome de seu CD de estreia, em que ela mostra, além do belo canto, que sabe lidar com versos e melodias.
O trabalho, que não é para qualquer “Mané”, reúne canções de autoria de Jô desde o tempo em que ela era conhecida por Joanessa e colecionava dúvidas sobre se seria ou não uma cantora profissional.
Explica-se. Ela chegou a Curitiba para estudar Musicoterapia, curso no qual se formou e atuou profissionalmente por um ano. Paralelamente, não engaiolava a música, com a qual aprendeu a voar desde criança, no meio familiar.
Além da convivência com músicos na universidade, ela também se formou em canto no Conservatório de MPB de Curitiba. Curiosamente, mesmo com a música a acompanhando há tanto tempo, ficava nervosa nas apresentações. O público era como um gato a espreitar a passarinha.
Ela deu um basta em tudo isso há três anos quando se preparava para um show. Estabeleceu que aquele seria especial e ela se divertiria. Foi o que aconteceu. Sentiu-se tão bem, feito passarinha, que naquele momento decidiu abrir as asas para a carreira de cantora.
Sábia decisão.
Há cerca de dois anos, percebeu que a cena curitibana de música só crescia e abria as portas para que as pessoas apresentassem seus trabalhos autorais. Surgia então o projeto do CD com canções próprias. Abriu as gavetas, tirou alguns trabalhos e passou a compor outros. Selecionou o repertório e o resultado pode ser visto e ouvido no espetáculo desta sexta-feira (16/09), dentro do projeto O Som da Cidade, do Sesc da Esquina. A promessa é de um grande show, bem produzido e com 12 músicos sobre o palco. Ela repete a dose no dia 25, dentro do projeto Domingo Onze e Meia, do Conservatório de MPB de Curitiba.
Aqui, segue uma entrevista com a cantora e compositora, acompanhada dos músicos Luis Rolim (o dono da casa da Santa Cândida) e Vinícius Chamorro, que também gravaram um vídeo exclusivo para o videocast dos blogs Sobretudo (este que vos escreve) e Defenestrando. Eles falam sobre o trabalho, revelam como será o show e tocam algumas músicas.
Presente nos bastidores da gravação, a jornalista Swã Medeiros, editora do site Musicoteca, que promove o lançamento do CD e onde ele pode ser ouvido (além de muito mais coisas, pois o site tem um excelente acervo).
Abaixo seguem os vídeos com a entrevista e a música gravada para a Gazeta e o clipe de divulgação da música Passarinha, com direção de Lucas Rachinski.
Voem neste cantar de Passarinha.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA