• Carregando...
Otto Nascarella e a Saravah Soul – versão completa
| Foto:

Quem entende um pouco de jornalismo sabe que na maioria das vezes as matérias precisam ser encurtadas para se adapatar a um espaço específico. Foi o que aconteceu com a minha coluna Acordes Locais, desta quarta-feira, que fala do curitibano Otto Nascarella e a banda Saravah Soul, que ele montou em Londres. Bom, a versão reduzida você encontra se clicar aqui; a versão na íntegra segue agora:

Reprodução
A capa do novo disco da Saravah Soul, do curitibano Otto Nascarella, que pode ser encontrado nas melhores lojas fora do Brasil

Otto Nascarella e o Saravah Soul

Divulgação
O músico curitibano Otto Nascarella: “carisma de James Brown” faz sucesso em Londres

Clementina de Jesus, Jair Rodrigues, Curtis Mayfield, James Brown, Dorival Caymmi, Wilson Simonal, Sly Stone, Francisco Alves, entre outros… Esta seleção estranha de influências é citada pelo músico Otto Nascarella, em sua página no My Space. Ele é um curitibano que há alguns anos transferiu-se para Londres. Desde que morava aqui já era um aficionado pela música negra, pelo samba rock, o soul e o funk e, como se vê pela lista de influências acima, continua trilhando o mesmo caminho. Em Londres, fundou com companheiros brasileiros e ingleses a banda Saravah Soul, que acaba de lançar seu segundo disco, pelo prestigiado selo Tru Thoughts Records.

O primeiro disco pelo mesmo selo foi lançado em 2008 e levava o nome da banda. Este segundo teve lançamento mundial agora em julho e tem o ilustrativo nome de “Cultura impura”: “A nossa cultura já nasceu impura,/ já nasceu toda misturada”, diz a letra da música “Funk de umbigada”, refletindo bem o espírito do grupo e do disco. “Mas não é por isso que eu vou esquecer a nossa história consagrada. Nossa tradição merece atenção”, continua.

Samba, rock, funk, soul, pífaros, zabumba, berimbau, guitarras, baixo, bateria e pitadas eletrônicas que fazem o underground londrino pular e se requebrar com muito ritmo dançante. No site da gravadora, o músico curitibano é descrito da seguinte forma (em tradução livre): “Talentoso front man Nascarella, de Curitiba, Brasil, combina o carisma de James Brown com estilos modernos da breakdance, enquanto toca guitarra e pandeiro”. É uma boa descrição para a performática apresentação de Nascarella, que parece ter mola dos pés e nenhum osso no corpo quando dança.

Com letras em português e inglês e algumas músicas instrumentais, os dois discos devem, além de fazer os ingleses dançarem, dar um nó na cabeça deles. Afinal, como saber do que se está falando ao ouvir a música “Mussum”, dedicada ao pândego músico e humorista brasileiro? Em “Milk and Mangoes” mistura-se um baixo insinuante (do excelente Matheus Nova) a um naipe de sopros com levada jazzy latina, mas com direito a momento solo de berimbau.

Em “Alforria” a banda aparece mais funkeada, com levada mais parecida com o primeiro álbum, de 2005, um encontro entre Tim Maia e James Brown, com mediação de Ike Turner. Mais destaque para as guitarras e sopros marcados. Já em “Da ne mim”, a influência é bem brasileira, contrastando com “Fire”, uma versão da clássica música de Jimi Hendrix, bem mais rock, mas com toque carnavalesco, de frevo, e que faz uma brincadeira e o refrão “Let me stand next to your fire” vira “vem brincar perto do fogo”. Os puristas vão torcer o nariz, mas ficou divertido. Afinal, “A nossa cultura já nasceu impura,/ já nasceu toda misturada”.

A banda é formada por Otto Nascarella (Lead Vocals, Guitar, Percussion, Dancing), Kiris Houston (Guitar, Keys), Matheus Nova (Bass), Jack Yglesias (Percussion, Flute), Eduardo Marques (Drums), Marcelo Andrade (Saxophone), Chris Webster (Trombone), Graeme Flowers (trumpet).

E se abri com as influências de Nascarella, fecho com as influências apontadas pela banda inteira: James Brown, Afoxe Filhos de Ghandy, Fela Kuti, Jongo da Serrinha, JB’s, Banda Black Rio, Marku Ribas, Charles Wright, Trio Mocoto, Tower of Power, Luiz Gonzaga, Cartola, The Meters, Banda de Pifanos de Caruaru, Dona Selma do Coco, Seu Jorge, Maracatu Leao Coroado e Estrela Brilhante de Igarassu, GRANES Quilombo, and many others…

Ao final, confira o vídeo oficial da banda.

Três Acordes

3) Sérgio Albach marcou para domingo, dia 29, às 11h, no Oratório Bach, no Bosque Alemão, o show de lançamento do CD “Clarineteando”. Na próxima quarta eu falo mais deste excelente disco.

2) A banda Stilnovisti, de Agnaldo Martinuci, colocou no YouTube talvez a primeira gravação mais próxima do profissional.

1) Nesta quarta, as bandas Trivolve e Radiophonics apresentam-se no Empório São Francisco.
—————–

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]