A banda Regra 4 acaba de lançar o CD Filhos do Rio Belém, que está disponível para baixar na internet. Para o lançamento, fez uma parceria com o site Melody Box, que tem se transformado em uma nova ferramenta para bandas, assim como foi (alguns dizem que ainda é) o MySpace.
O repertório do disco foi tocado primeiro fora do Brasil, no ano passado, na 45.ª edição do Montreux Jazz Festival, na Suíça (veja o making of no YouTube). Em Curitiba, fez um espetáculo no Teatro Paiol, com a presença de Carlos Careqa (que também resultou em vídeo no YouTube, veja abaixo). Careqa, André Abujamra, Raul de Souza e Mário Conde, fazem participações especiais no CD.
Vamos aos rótulos limitadores, mas necessários para situar a banda. O quarteto faz o que se poderia chamar de Nova MPB, com uma tessitura sonora e timbres baseados nos ritmos brasileiros imprimidos pela dupla Endrigo Bettega (bateria e voz) e Randson “Dão” Moreira (percussão e voz). A direção musical do trabalho foi de Emerson Antoniacomi (baixo e voz). A experiência dele e de Eugênio Fim (violão, guitarra e voz) com estúdio e produção deram ao disco também um som moderno, eletroacústico, com intervenções de sintetizadores e pitadas de rock, sem deteriorar a essência brasileira.
Um disco que está a altura dos 15 anos de banda e é o trabalho mais interessante até agora deste grupo que vem num crescendo com os discos já lançados: Max Single Regra 4 (2001), Samba Groove (2005) e Quando a Máquina Parar (2008).
A música que dá nome ao CD, Filhos do Rio Belém, é uma canção vigorosa, com letra interessante embalada numa marchinha/rock, que retrata uma Curitiba com seus lados alegre e triste. É um presente da Regra 4 para os 319 anos da cidade.
Veja o vídeo da música, gravado no Teatro Paiol e com a participação especial de Carlos Careqa:
Pizzicato
@@ O músico Rafa Gomes é mais um que pede ajuda para viabilizar seu EP através do crowdfunding (arrecadação de fundos para o projeto com apoio de fãs e amigos). O projeto dele, com gravação de cinco músicas e quatro clipes, está no site Catarse, especializado neste tipo de mobilização. Vejam o apelo que o cantor e compositor lançou pelo Facebook:
“Amigos, estou divulgando meu primeiro trabalho solo… e dependo da ajuda de vcs amigos, curitibanos, músicos, parceiros…. Venho aqui pra pedir que comprem meu EP no site Catarse (http://catarse.me/pt/projects/553-ep-rafa-gomes). Fazendo isso vocês me ajudam a finalizar meu primeiro trabalho solo, meu EP Rafa Gomes. É um trabalho envolvendo músicas e videoclipes de músicas minhas e de parceiros. “Pela Madrugada”, “Quase”, “Ai Ai Ai”, “O Cravo e a Rosa”, “Zepelim” e muito mais… making of desse lindo trabalho…me ajudem a atingir o objetivo tenho pouco tempo pra juntar toda essa grana! Valeu e conto com a sua ajuda!”
@@ Primeiro EP – A banda Tic Tac Joe também prepara seu primeiro EP, Lunático, com influências de blues acústico e folk rock, com violões, harmônicas somados a harmonizações vocais que fazem fundo para uma voz principal mais gritada, “rasgada”.
A banda é formada por Indi Sfair, Leo Wilczek, Claudio Namikata e Eduardo Machado. No YouTube e no SoundCloud já circulam prévias deste novo trabalho.
Parte da Tic Tac Joe também toca na Milk’N Blues, outra nova banda que está gravando seus primeiros registros e logo logo terá um clipe registrado no Parque Tanguá.
Vejam vídeo da banda Tic Tiac Joe com a música Flowers, e mais abaixo a música que tem o nome da banda:
@@ Carreira solo – A cantora e compositora Iria Braga deixou o grupo Molungo e agora está definitivamente em carreira solo. Ela finaliza seu primeiro disco no Estúdio Gramofone.
Lembre videocast que gravei com Iria Braga em que ela fala do trabalho solo e canta algumas músicas (mas ainda estava no Molungo):
@@ Playing 4 Curitiba – Depois do sucesso do clipe com a música Ai Ai Ai, de Mauro Barbosa (mais de 52 mil visitas no YouTube até esta terça-feira, e que também recebeu muitas gravações e homenagens), o projeto Playing 4 Curitiba já está gravando outro, agora com a música Menino Desta Nação, da Banda Namastê. Um reggae.
Vários músicos de Curitiba fizeram sua própria versão da canção, com instrumentos diferentes e interpretações em vários estilos – quem quiser dar uma olhada tem de entrar na página do Playing 4 Curitiba, no Facebook.
Veja aqui a versão que a banda Milk N’Blues fez para a canção Menino desta Nação:
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia