• Carregando...
Tu Tausan Tu Elve – Silva e Abujamra sob as bênçãos de Ruy Castro
| Foto:
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Mário da Silva acaba de lançar seu terceiro disco solo

Os caminhos musicais uniram o violonista Mário da Silva e o músico multicriativo André Abujamra. Desse encontro saiu o álbum Tu Tausan Tu Elve, que acaba de ser lançado. O disco traz composições dos dois, produção musical de Abujamra e execução ao violão – ou violões – de Silva.

Mário da Silva é um carioca que veio cedo para o Paraná e aqui desenvolveu sua preferência pelo violão, começando pelo popular e depois adotando o erudito. É um estudioso do instrumento no Brasil e no Paraná, mestre e doutorando. Este é o terceiro disco solo dele, que tem ainda participações em várias coletâneas.

É especialista em técnica expandida, que usa as múltiplas possibilidades do instrumento, como a percussão em cordas ou na madeira, além de outros ruídos. O disco traz exemplos dessa técnica e também tem canções mais “tradicionais”, que ficam na fronteira entre o erudito e o popular. André Abujamra, por exemplo, compôs “8 em 6”, em que Mário tem de executar oito violões sobrepostos durante a faixa.

O álbum tem apresentação de Ruy Castro, que lembra que a tradição do violão brasileiro é bastante diversificada. “O encontro de André Abujamra e Mário da Silva se concentra nessa linha. Suas composições refletem a estética pessoal de cada um, mas têm na atmosfera brasileira do violão o seu traço de união”, escreve Castro que conclui: “O violão brasileiro pode ter começado um dia, mas, nas mãos de André e Mário, quem saberá dizer onde chegará?”

Pedidos podem ser feitos pelo e-mail: mariodasilvaoi@hotmail.com

Recorde abaixo videocast muito bacana que fiz com ele:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]