Na partida deste sábado (22), na vitória do Iguaçu por 1 a 0 sobre o Novo Mundo, os torcedores que estiveram no Estádio Egidio Peitrobelli perceberam que a comissão técnica do time da casa apresentava um preparador de goleiros diferente do comum, mas com um estilo próprio: ser punk.
Armando Cesar Gonçalves, 39 anos, atua como eletricista no Tribunal Eleitoral (TRE). Aos sábados ele une duas das suas maiores paixões: futebol e música. Além de preparador de goleiros, ainda arranja tempo e disposição para ser guitarrista da banda “Kontestado”, cujo estilo é “street punk” e as apresentações ocorrem nos bares alternativos do bairro São Francisco, em Curitiba.
O punk da suburbana participou do documentário “O movimento punk na cidade” o qual destaca a história do movimento punk curitibano. “É um estilo de vida para quem gosta e aguenta a pressão social”, afirmou o preparador de goleiros do Iguaçu.
Da ficção para realidade, a trajetória traçada por Armando visando atingir o reconhecimento profissional no futebol, foi uma aventura a parte.
Na década de 80, Armando iniciou como goleiro nas categorias de base do extinto Colorado. Devido às dificuldades do mundo da bola, desiludido, parou de treinar e seguiu carreira no exército em Brasília.
Após várias investidas na carreira, o goleiro se tornou um andarilho de luxo pelo mundo a fora. Morou na Espanha, Itália, França e Portugal.
A sua experiência no exterior começou em 2000, quando recebeu um convite de um amigo, fez as malas e foi para a Inglaterra com destino a Londres.
Na chegada a Inglaterra foi barrado pela imigração, não tendo permissão para entrar no país. Ficou detido no aeroporto, aguardando ser deportado à Espanha. Porém, ao chegar ao aeroporto de Barajas, em Madri, a vida de Armando mudou. Com uma reação inesperada, o punk da suburbana, ao desembarcar do avião, decidiu tentar a vida na capital espanhola. Sem falar espanhol, Armando conheceu uma garota na cidade que ficou sensibilizada com sua história e lhe ofereceu um emprego numa empresa de embalagens.
Em 2008, retornou ao Brasil. No futebol amador de Curitiba foi convidado pelo treinador Juninho para ser preparador de goleiros do Santa Quitéria. Foi campeão da Suburbana em 2010 e agora está com a mesma comissão técnica no Iguaçu.
O seu papel como preparador de goleiros tem sido fundamental ao time do Iguaçu.
Na partida deste sábado, o gol da vitória do time da casa veio após uma cobrança de falta de Luisinho Neto, aos 33 minutos do primeiro tempo. Após a cobrança, o goleiro Geneses do Novo Mundo deu rebote e na sobra Laércio marcou o único gol da partida.
Já nos acréscimos do segundo tempo, o goleiro Vilson, do Iguaçu, retribuiu em campo os ensinamentos transmitidos pelo preparador Armando, o punk da suburbana, ao realizar uma ponte, salvando o gol de empate do time visitante.
Rodada
SÉRIE A
1ª rodada da 2ª fase (Adultos)
SANTA QUITÉRIA 2 X 1 NOVA ORLEANS
COMBATE BARREIRINHA 1 X 1 URANO
IGUAÇU 1 X 0 NOVO MUNDO
TRIESTE 0 X 0 BAIRRO ALTO
Classificação Série A (Adultos)
Grupo A
1º – Santa Quitéria – 4 pontos*
2º – Urano – 1
3º – Combate Barreirinha – 1
4º – Nova Orleans – 0
*Ponto extra
Grupo B
1º – Iguaçu – 4 pontos*
2º – Bairro Alto – 1
3º – Trieste – 1
4º – Novo Mundo – 0
* Ponto extra
1ª rodada da 2ª fase (Juniores)
SANTA QUITÉRIA 2 X 1 UBERLANDIA
COMBATE BARREIRINHA 2 X 2 URANO
CAPÃO RASO 0 X 3 NOVO MUNDO
TRIESTE 3 X 0 CAXIAS
SÉRIE B
4ª rodada do 2º turno – 1ª fase (Adultos)
YPIRANGA 3 X 4 RIO NEGRO
OLYMPIQUE 1 X 1 ARBESC
VILA FANNY 1 X 2 UMBARÁ
SERGIPE 1 X 1 GRÊMIO IPIRANGA
BANGÚ 2 X 1 TANGUÁ
UNIÃO AHÚ 5 X 3 OPERÁRIO PILARZINHO
VILA SANDRA 3 X 1 SANTÍSSIMA TRINDADE
4ª rodada do 2º turno – 1ª fase (Juniores)
YPIRANGA 1 X 2 RIO NEGRO
OLYMPIQUE 1 X 0 ARBESC
VILA FANNY 5 X 1 UMBARÁ
SERGIPE 1 X 4 GRÊMIO IPIRANGA
BANGÚ 0 X 3 TANGUÁ
UNIÃO AHÚ 4 X 3 OPERÁRIO PILARZINHO
VILA SANDRA 4 X 1 SANTÍSSIMA TRINDADE
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas