No terceiro encontro decisivo com o Santa Quitéria, e após empatar em 2 a 2 no tempo normal, o Trieste venceu a partida com um gol no último minuto da prorrogação e levantou o caneco da edição 2013, encerrando um jejum de 7 anos sem títulos na Suburbana.
O Trieste já havia vencido o primeiro confronto sobre o Quitéria por 3 a 1. E quando tudo era para se repetir e definir no sábado passado, com a volta olímpica consolidada no segundo duelo, pois a equipe de Santa Felicidade vencia por 2 a 0, mas permitiu a virada no último minuto com um gol nos acréscimos.
Neste sábado (7) o Trieste entrou em campo determinado, mas quase repetiu a mesma façanha da partida passada no Estádio Maurício Fruet.
Durante o primeiro tempo, a equipe de Santa Felicidade tinha o domínio territorial do jogo e vencia a grande final por 2 a 0, com gols do zagueiro Alisson e o atacante Pequi.
Nem o campo encharcado devido a chuva que teimava em cair em Curitiba durante a partida prejudicou o espetáculo. O público compareceu em grande número dentro e fora das arquibancadas para prestigiar e apoiar as duas equipes na final.
No intervalo, o treinador Ivo Petry apontou para sua equipe no vestiário. Temos que ter muita raça e não vamos perder o foco, atenção redobrada.
Mas o discurso acirrado do treinador do Trieste quase foi em vão, pois o Quitéria diminuiu com Djonatan e quando tudo parceria consumado veio o empate. Feijão, camisa 10, fez fila na zaga adversária e foi derrubado dentro da área aos 45 minutos do segundo tempo. Jonas, goleiro do time da casa cobrou o pênalti e igualou o placar.
A partida ainda teve três expulsões, o árbitro Rafael Traci expulsou Geraldinho e Bezerra, do Trieste, e Edinaldo do Quitéria.
Durante a prorrogação de 30 minutos, o Trieste estava em desvantagem com um jogador a menos em campo e mostrou superação e muita garra para conquistar o título no final da partida.
A equipe triestina liderada pelo jogador Danilo, que foi o destaque do time no duelo, se agigantou e deu o troco no Quitéria marcando um gol de falta no último minuto da prorrogação. Marquinhos Lima cobrou uma falta com perfeição garantindo a vitória suada e pagando na mesma moeda o título conquistado na casa do adversário.
“Não foi fácil para este clube esperar tanto tempo para levantar uma taça, mas valeu a pena, foi um título conquistado com muita determinação da nossa equipe”, emendou Marquinhos Lima, autor do gol do título. O atleta está de mala pronta e passagem comprada para defender o Cianorte ao lado do atacante Marquinhos Cambalhota que esteve ausente na superfinal.
Após o apito final do árbitro, muita comemoração dos atletas, comissão técnica e torcedores do Trieste exibindo a taça e dando a volta olímpica no Estádio Maurício Fruet.
SANTA QUITÉRIA: Jonas, André (Maicon), Aroldo, Zico (Edinaldo), Dionatan; Flamarion, Massai, Feijão; Cristiano (Leonardo), Jonatan e Dinda. Técnico: Luisinho.
TRIESTE: Diego; Alisson, Carlinhos, Muriel, Anderson; Bezerra, Danilo, Fernando Miguel (Geraldo), Elton (Marcelo); Pequi ( Willian) e Marquinhos Lima. Técnico: Ivo Petry.
Confira no link abaixo o Hino do Trieste – Campeão da Suburbana 2013 / Fonte You Tube
Ivo Petry: Técnico campeão com méritos
O treinador Ivo Petry foi um dos responsáveis pela grande campanha do Trieste na Suburbana de 2013. Ao todo, o time de Santa Felicidade conquistou 13 vitórias, 1 empate e sofreu 7 derrotas. Marcou 46 gols e levou 35.
A diretoria do Trieste resgatou a contratação do treinador por acreditar no seu trabalho e pela grande trajetória de títulos que ele conquistou no amador ao longo destes anos. Ivo Petry foi o último comandante a conquistar um título da Primeira Divisão da Série A com o time da colônia italiana em 2006. Além do histórico de revelar jogadores para vários times profissionais. Só este ano, o Trieste revelou quatro atletas que vão disputar o Campeonato Paranaense de 2014. O atacante Batata vai defender o Operário de Ponta Grossa; Marquinhos Cambalhota e Marquinhos Lima vão vestir a camisa do Cianorte; além do atacante Pequi que jogará no Grêmio Metropolitano.
“Revejo esta final como a “batalha dos Aflitos”. Vencemos o Santa Quitéria na casa deles, com dois jogadores expulsos e com um gol no último minuto da partida. Esta alegria que estou sentindo hoje [ontem] não tem preço. Merecemos o título, nosso elenco está de parabéns, o campeão voltou“ agradeceu o treinador e colecionador de títulos.
O “papa-títulos” do futebol amador carrega na bagagem uma lista gigante de grandes de conquistas.
Ivo Petry foi campeão da Suburbana em 2004 e 2007 pelo Combate Barreirinha e em 2006 e 2013 pelo Trieste. O treinador levantou o título da Taça Paraná em 2005 pelo Combate Barreirinha, em 2006 pelo Trieste e em 2011, 2012 e 2013 pelo Internacional de Campo Largo, time pelo qual também conquistou o Sul-Brasileiro em 2011.
Jaziel Baioni – Presidente do Trieste
Mesmo após deixar escapar o título no jogo passado, os jogadores não se abateram, levantaram a cabeça e alcançaram o objetivo, que era a vitória e a volta olímpica merecida apresentando um belo futebol e respeitando o adversário. Conquistamos o 12º título da Série A na história do clube.
Em breve mais fotos com a cobertura completa da final da Suburbana
Segunda-feira confira no blog o pôster do Trieste “Campeão da Suburbana 2013”
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento