Depois de um longo período sem o principal campeonato amador de Curitiba, finalmente a Suburbana começou na capital. A última vez que a bola rolou na competição foi no dia 15 de dezembro de 2012. Data da grande final entre Iguaçu e Bairro Alto.
Neste sábado (29) a Suburbana iniciou em grande estilo para o público que acompanhou a partida entre Trieste e Pilarzinho no Estádio Francisco Muraro, em Santa Felicidade. Num jogo eletrizante, marcado por seis gols, o Trieste derrotou o Pilarzinho por 4 a 2 e exibiu para sua torcida um plantel reformulado e poderoso nesta edição de 2013.
O jogo
O Trieste tinha uma missão difícil na estreia do campeonato amador. Precisava vencer em casa, o Pilarzinho, atual campeão da Série B. Logo aos 4 minutos, o atacante Batata abriu o placar para os triestinos. Luciano rolou a bola dentro da área e entregou de bandeja para o camisa 11 tocar para dentro do gol.
Aos 20 minutos, o centroavante Luciano ampliou o placar. Ele arriscou um chute de fora da área e a bola desviou na zaga antes de balançar a rede do goleiro Jura.
Após o segundo gol marcado pelo time da casa, anoiteceu rapidamente em Santa Felicidade. O árbitro pediu para ligar os refletores do estádio antes das 4 horas da tarde. Além do céu escuro, muita chuva e lama faziam parte do cenário dentro de campo.
O Trieste ainda teve a oportunidade de marcar o terceiro gol com Hideo numa penalidade. Na cobrança de pênalti feita pelo japonês voador o goleiro Jura fez a defesa e evitou uma goleada antes dos 30 minutos da primeira etapa.
O castigo veio em seguida. Após um contra-ataque rápido do Pilarzinho, Tom Tom, lateral- direito do time visitante bateu cruzado e diminuiu para o Tricolor.
No último lance do primeiro tempo, o camisa 9, Nika, aproveitou a sobra dentro da pequena área e empatou a partida.
Após o intervalo, o treinador Ivo Petry conversou com os jogadores no vestiário e acertou o posicionamento do time em campo. Ambas as equipes começaram a segunda etapa desperdiçando muitas chances de gols.
Destaque para o volante Elton, do Trieste, que desequilibrava em campo na marcação do adversário e esbanjava qualidade e categoria no toque de bola, mesmo com o gramado encharcado.
E foi ele que aproveitou a oportunidade aos 7 minutos. Batata ganhou na velocidade dos zagueiros e tocou para Elton desempatar o duelo.
Mesmo com o placar a seu favor o time de Santa Felicidade levava certa pressão do time visitante que se manteve ousado buscando o empate a todo custo.
Depois a partida permaneceu equilibrada até Luisinho Netto marcar um belo gol de falta relembrando os velhos tempos quando balançava a rede pelo Atlético Paranaense. O jogador cobrou uma falta com perfeição e acertou o ângulo direito do gol adversário. Cobrança que sacramentou a vitória do Trieste dentro do seu reduto por 4 a 2.
“Foi um jogo de superação, começamos com o pé direito”, concluiu o volante Elton, autor do terceiro gol do Trieste e melhor jogador em campo.
Trieste: Ricardo, Muriel, Douglas, Emerson, Lusinho Netto, Anderson, Danilo, Elton, Luciano (Romarinho), Hideo (Reginaldo Vital) e Batata. Treinador: Ivo Petry.
Pilarzinho: Jura, Tom Tom, Thiago Batista, Fabio, Juarez (Roberson), Thiago Potto, Va, Willian, Nika (Willian Pablo), Thiago Oliveira (Bitoca) e Molão. Treinador: Peter.
Confira os resultados da 1ª Rodada: Adulto
Grupo A
Iguaçu 4 x 2 Bangu
Trieste 4 x 2 Pilarzinho
Novo Mundo 4 x 0 Capão Raso
Grupo B
Nova Orleans 1 x 1 Santa Quitéria
Uberlândia 0 x 2 Combate Barreirinha
União Ahú 4 x 3 Urano
Categoria Juvenil
Grupo A
Iguaçu 3 x 1 Bangu
Trieste 4 x 1 Pilarzinho
Novo Mundo 3 x 1 Capão Raso
Grupo B
Nova Orleans 0 x 0 Santa Quitéria
Uberlândia 1 x 0 Combate Barreirinha
União Ahú 0 x 0 Urano
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Ainda sem acordo, Lula convoca novamente ministros que serão afetados pelos cortes