Thiago Genero, de 28 anos, é uma das atrações da Suburbana – o campeonato de futebol amador de Curitiba. Antes de ser atacante do Uberlândia tentou a sorte fazendo um teste para vestir a camisa do Red Bulls, time que disputa a liga profissional americana em Nova York.
No último sábado (11) ele foi o personagem do jogo ao marcar dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Vila Hauer no Estádio Gustavo Schier.
O atacante Thiago Genero nasceu em Joinville e iniciou a carreira no extinto Malutron, em 2001. Jogou no Operário de Ponta Grossa, passou por outras equipes e a última tentativa antes de sair do país foi no CRB.
Sem novas oportunidades na carreira, a última cartada aconteceu em 2007, após carimbar o passaporte aos EUA.
Ele morava com a esposa e os dois filhos na cidade de Long Island, região leste de Nova York.
Mas a permanência fora do Brasil não foi nada fácil. A tentativa de jogar na equipe americana durou apenas um mês. Thiago fazia testes quando foi informado pelo empresário que um problema na sua documentação o impediria de continuar realizando o sonho de defender a camisa do Red Bulls.
Após a desilusão do jogador com o futebol americano, conheceu um grupo de brasileiros que lhe ofereceu trabalho.
Restou ao atleta trabalhar de pintor numa construção civil nos EUA. Thiago tinha que sustentar a família e batalhava de segunda a segunda, durante 10 horas por dia.
“Eu tinha dificuldade com idioma inglês. Ficava com um dicionário a tiracolo e o resto era na base da mímica. Uma vez o pneu do meu carro furou na estrada e ficou enterrado na neve numa temperatura de 15 graus negativos. Fiz sinal na rua, um homem parou, mas ele não entendia nada, a mímica não funcionava e acabei cavando um buraco na neve para mostrar o pneu furado,“ lembrou sorridente.
Thiago não parou de jogar e se aventurou pela liga amadora em Nova York. Em 2011, foi campeão jogando a Suburbana americana pelo Hempsted New York, sendo a revelação e o artilheiro do campeonato.
Após a sua atuação nos Estados Unidos, ele percebeu que a competição amadora da capital paranaense é mais estruturada, destacando a organização dos clubes e do próprio campeonato.
No ano passado, quando bateu a saudade, voltou ao Brasil. A sua dedicação, experiência e conhecimento na construção civil lhe renderam frutos. Em parceria com seu irmão abriu em Curitiba uma empresa de pintura e decoração.
O convite para jogar no Uberlândia veio através do zagueiro do clube Anderson Moraes. Ambos os atletas iniciaram no Malutron.
“Fui bem recebido aqui na Vila Formosa, o treinador David Silva me deu confiança e agora desencantei,“ concluiu o atacante ao marcar dois gols no último jogo.
“Thiago Genero, bem-vindo a Suburbana Curitibana.”
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião