1. Tenha claro o objetivo da reunião e garanta que todos tenham conhecimento dos temas que serão abordados. Isso faz com que as opiniões emitidas sejam mais consistentes e os resultados tendem a ser mais rápidos e eficientes.
2. Tenha uma pauta compatível com os objetivos, sem estender demais os temas. Ao conduzir as discussões, evite que se distanciem desses objetivos.
3. Ao definir o dia e horário da reunião, pense no dia a dia dos participantes e escolha quando irá atrapalhar menos a produção individual e coletiva.
4. Convide para a reunião apenas quem tenha interesse direto nela e possa contribuir efetivamente
5. Um relógio em cima da mesa, com tempo definido para as manifestações em torno de um assunto ajuda as pessoas a serem mais objetivas.
6. Ao participar de uma reunião, tome cuidado para não ser prolixo e evite discussões paralelas, principalmente se não tiverem ver com o objetivo da reunião. Prepare-se bem, conheça a pauta e ao emitir suas opiniões e sugestões, seja claro.
7. Durante a reunião, ouça atentamente e evite interromper quem estiver falando.
8. Lembre que quando a reunião é muito tensa, um momento de descanso, com um cafezinho ou um lanche, ajuda a relaxar e contribui para uma nova etapa de concentração do grupo.
9. Em algumas situações, quando o tempo é curto, uma sugestão extrema é fazer a reunião em pé. Dificilmente ela vai levar mais que meia hora.
10. Faça com que todos entendam a importância dos resultados obtidos com a reunião e onde ela irá levar a empresa e os profissionais.
Seguindo essas sugestões, com certeza suas reuniões terão melhores resultados. Boa sorte!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS