1. Escute mais e fale menos.
Ouça com atenção, dê conselhos apenas se pedirem, além disso, tenha atenção à sua linguagem corporal – mostre-se atento e interessado ao que o outro lhe diz.
2. Encare todos com igualdade.
Pessoas carismáticas escutam a todos igualmente, independente do status social, nível de instrução ou ideias conflitantes.
3. Dê atenção às pessoas.
Ficar olhando para o celular ou para a tela do computador enquanto alguém fala com você não é nada carismático. Dê atenção a quem está conversando com você, mostre que realmente se importa com o que a pessoa diz.
4. Não espere recompensas
Realize um bom trabalho sem esperar nada em troca. Ajude os outros, colabore e faça isso apenas porque é certo, e não porque vai ganhar algo por isso.
5. Não seja arrogante.
Arrogantes e pretenciosos só chamam a atenção de outras pessoas desse mesmo perfil. Não tem necessidade e você não vai ganhar nada de positivo com isso – muito pelo contrário.
6. Se interesse pelo que os outros podem lhe ensinar.
Tenha em mente que qualquer pessoa pode saber algo que você não sabe. Esteja disposto a aprender e não seja preconceituoso.
7. Elogie.
Elogiar não é ser “puxa-saco”. Preste atenção ao que as pessoas fazem de bom e elogie-as, diga por quais motivos o trabalho delas foi bom e parabenize. Isso incentiva o colaborador a continuar realizando o próprio trabalho com excelência.
8. Tenha cuidado com as palavras
Elabore o seu discurso para que ele transmita sempre uma ideia de felicidade e entusiasmo que contagie os demais.
9. Não fale do fracasso dos outros
Respeite as pessoas. Em vez de dar destaque aos erros dos outros, ajude quem cometeu a falha a realizar um trabalho melhor.
10. Admita os seus erros.
E aprenda com eles. Admita quando errar, conserte o problema e não se ofenda quando alguém tocar no assunto. Aproveite para dizer o que aprendeu com a falha e como evitar a repetição da mesma.