Muitos profissionais se julgam improdutivos no trabalho, reclamam que as demandas excedem as próprias capacidades e afirmam que fazem de tudo para produzir bem, mas não conseguem. Atingir metas e cumprir prazos pode ser realmente muito difícil para muitas pessoas. Se você está inserido neste grupo, as próximas 5 dicas podem te ajudar a deixar de recorrer às desculpas e partir para a ação. Confira:
1 – Organize-se
Sem organização nada se desenvolve bem. Organize suas atividades e demandas por ordem de prioridade, e tente também criar uma linearidade que facilite a execução de cada uma delas. Ao organizar tudo o que você tem para fazer, é possível ter uma noção mais real do tempo necessário para cada atividade, e desta forma é possível demandar o tempo correto para a execução de cada uma delas, para, desta forma, se manter sempre dentro dos prazos.
2 – Siga um ritual
Quando criamos uma rotina de trabalho, um pequeno ritual que se repete todos os dias, criamos um atalho para o nosso cérebro “ligar” e se concentrar. Siga sua pequena rotina e faça dela o gatilho necessário para começar a executar suas tarefas.
3 – Seja honesto consigo mesmo
Não tente carregar o mundo. Se você tem uma demanda que precisa de três dias para ser concluída, não minta para si mesmo que conseguirá em apenas um dia, pois isso traz frustração. Seja realista e separe o tempo necessário para cada atividade, e respeite seus limites. Caso esteja sobrecarregado, seja claro com a gestão. Se você for organizado, com certeza terá argumentos para convencê-los de que não tem tempo o suficiente para executar tudo o que lhe pedem.
4 – Não procrastine
Enrolar é sempre negativo. Você perderá tempo da sua vida fazendo coisas que não lhe acrescentarão nada, além de perder um precioso tempo que poderia ser usado para produzir um trabalho de maior qualidade. Se tem algo para fazer, comece logo.
5 – Se começar, termine
“Não deixe para amanhã o que pode terminar hoje.” Em vez de ficar adiando a conclusão das atividades, tenha foco e termine de uma vez. Se você já deu o pontapé inicial, que é o mais difícil, foque e continue até acabar. Separe a sua atividade por partes, em vez de encará-la como um todo, e vá concluindo parte por parte, até que tudo esteja pronto.
Moraes manda Débora Rodrigues para prisão domiciliar com tornozeleira
Governo de Israel acusa PCC de usar banco digital e criptomoedas para financiar terrorismo
Tarcísio é o governador mais presidenciável, diz pesquisa Ipespe
Bolsonaro tenta fortalecer sua base de apoio e manobra para esvaziar julgamento no STF