Autoavaliar a carreira periodicamente é imprescindível para ter controle sobre a própria vida profissional / Foto: Shutterstock| Foto:

Responda às 5 perguntas abaixo e descubra se sua carreira vai bem ou mal:

CARREGANDO :)

1 – Você ainda se empolga?

Publicidade

Apresentar um projeto, pensar em soluções, solucionar conflitos ou mesmo desempenhar as atividades corriqueiras ainda oferecem algum tipo de empolgação para você? Se a resposta for não, você pode estar desmotivado e insatisfeito. Procure encontrar a fonte de desânimo e, a partir disto, pensar em maneiras de corrigi-la.

2 – Você tem planos para o seu futuro profissional?

Se o profissional pensa em se aperfeiçoar, fazer cursos, participar de eventos, estudar e se manter atualizado e relevante, ele pretende crescer na própria área. Do contrário, não existe, mesmo que intrinsecamente, a intenção de se manter na mesma área. Talvez seja hora de prestar atenção nisto e concluir: quero ou não fazer isto para o resto da vida?

3 – Você ama o que você faz ou faz o que você ama?

Você é satisfeito com a função que desempenha ou decidiu pela área por paixão? Cada um dos casos traz variáveis. O primeiro mostra satisfação com a escolha, ânimo para atuar onde atua. O segundo pode trazer o perigo de se decepcionar com o que se faz. Portanto, atenção: Esteja preparado para não ter só satisfação ao optar pelo que ama.

Publicidade

4 – Como foi a sua evolução nos últimos 5 anos?

Você é o mesmo profissional de 5 anos atrás? Cresceu? Estudou, aprendeu, inovou, investiu em si mesmo? Se você for o mesmo profissional, talvez a sua carreira esteja num rumo totalmente negativo.

5 – Você se orgulha da sua carreira?

Você tem prazer em conversar sobre o trabalho que realiza? Se você sente orgulho de falar da função que desempenha, de como lida com problemas e se satisfaz em encontrar soluções e trocar conhecimento, você está no caminho certo. Se falar de trabalho te chateia e estressa, pode ser que alguma coisa esteja errada.