Muitos profissionais têm dúvidas quando planejam a própria ascensão profissional. Por onde começar? Quais caminhos trilhar? Desempenho ou contatos? Para sanar algumas dessas dúvidas, seguem 5 dicas super importantes para ajudar você a decolar na carreira:
1 – Atualização constante
Todo profissional que deseja crescer precisa estar atualizado a todo o tempo. É preciso estar a par das novidades para conseguir antecipar as necessidades da empresa – e, é claro, se destacar entre os demais. Quem espera a exigência pra se atualizar perde oportunidades e destaque.
2 – Alto desempenho
As empresas avaliam a todo instante. A gestão está sempre de olho em quem entrega mais, cumpre prazos e supera expectativas. Portanto, antes de fazer somente o básico, reflita acerca do que você pode fazer para surpreender positivamente.
3 – Habilidades comportamentais
Hoje em dia o profissional é contratado pelo que sabe e demitido pelas atitudes. Resiliência, respeito, boa convivência em grupo, subordinação e bom humor são fatores essenciais para uma boa relação interpessoal no ambiente corporativo. As habilidades comportamentais valem ouro atualmente. Observe a si mesmo e veja se o seu comportamento te valoriza ou desvaloriza.
4 – Flexibilidade
Para crescer é preciso fazer sempre mais do que esperam. Esteja preparado para viajar, trabalhar além do horário, em feriados e para responder emergências remotamente. Não é necessário – nem saudável – fazer isso todos os dias. Mas é importante demonstrar que está disponível quando for necessário.
5 – Paciência
O crescimento demora. Galgar o próprio espaço é um processo lento baseado em diversos fatores e não depende só do profissional. Faça a sua parte e tenha paciência, pois o imediatismo pode pôr tudo a perder.