Empreender é o sonho de muita gente. No entanto, segundo dados do SEBRAE, mais de 80% das empresas abertas no Brasil fecham antes de completarem dois anos – o que seria o período necessário para que o negócio começasse a se sustentar e se fixasse no mercado. Para você, que deseja empreender e não quer fazer parte desta estatística, as cinco dicas abaixo podem ser muito úteis:
1 – Planeje suas ações
É preciso saber onde se quer chegar, portanto planejamento é fundamental. Buscar ajuda em entidades especializadas pode ajudar muito.
2 – Tenha foco
Nem tudo dá certo de primeira, portanto tenha paciência e seja focado em conseguir o que deseja. É preciso contar com os percalços.
3 – Invista
Para um negócio dar certo, é preciso que haja uma equipe bem preparada, que haja capital de giro e condições de desempenhar um serviço de qualidade. Não economize no essencial.
4 – Tenha paciência
Vai demorar para que o seu esforço e os seus investimentos deem frutos. Mas a hora vai chegar, desde que você tenha paciência e trabalhe duro.
5 – Seja humilde
Ouça opiniões e críticas, repense seus atos, reavalie estratégicas. Algumas coisas podem dar errado no começo, mas se o empreendedor tiver humildade para aprender com os próprios erros, o sucesso é certeiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS