Carregar um cargo de gestão quando se é muito jovem e se tem pouca experiência de vida pode ser um grande desafio. No entanto, seguindo os seguintes conselhos é possível aprimorar a própria capacidade de gestão e melhorar os seus resultados e os da sua equipe.
1 – Pergunte sempre
Não tenha medo ou vergonha de perguntar. Pergunte a superiores e a subordinados, ouça opiniões, converse e troque ideias. Saber o que os outros pensam pode facilitar na formatação das suas ideias e ações, diminuindo as possibilidades de erro.
2 – Não crie estereótipos
Lembre-se que a primeira vítima de estereótipo é você, por ser jovem muitas pessoas desconfiam de sua competência como profissional. Não julgue profissionais mais velhos, nem mais jovens que você, nem por cor, credo ou qualquer outra característica pessoal. Aproveite o que a diversidade e o que cada um tem de melhor.
3 – Não aja por impulso
Aquela sua ideia pode parecer irretocável, pode não parecer necessário falar com seus superiores ou com sua equipe, mas, mesmo assim, pense algumas vezes antes de tomar uma decisão impulsiva e individual. Lembre-se que como chefe você deve levar muitas variáveis e muitas pessoas em consideração.
4 – Ouça a voz da experiência
Aprenda com os mais velhos, ouça o que todos têm a dizer, e forma sua opinião com base no que você sabe e no que os outros te ensinam. A maior deficiência de gestores muito jovens é justamente a falta de experiência, mas isso não necessariamente suplanta a sua competência profissional, e você pode perfeitamente aprender com os mais velhos também. Humildade e interesse sempre.
5 – Seja resiliente
Tenha paciência com as críticas e seja calmo. Resiliência é a capacidade de se manter na postura correta mesmo diante as adversidades. Por mais jovem que você seja, nada impede que tenha maturidade e resiliência.