Muitos profissionais se questionam se devem ou não mudar de emprego ao se verem numa situação na qual não vão mais para a frente onde estão. Se você está nesse momento da sua carreira, confira 5 dicas que poderão facilitar e evitar erros na hora de pedir demissão e arriscar novas oportunidades.
1 – Planeje a sua saída
Planejamento é muito importante. Não dá para largar tudo de uma hora para a outra. É preciso deixar a empresa com tudo organizado, pois isso conta na sua reputação como profissional. Se decidiu sair, trace um prazo para deixar tudo arrumado e avisar a gestão. Seja responsável.
2 – Entenda o mercado
Quando decidir mudar de carreira, é hora de estudar o mercado. É preciso saber se a área na qual deseja atuar está em alta, se o mercado está contratando, se o padrão de remuneração poderá ser mantido, entre outros detalhes. Uma mudança na própria carreira é importante pois exerce impacto em toda a vida do profissional.
3 – Faça networking
Para conseguir boas oportunidades o networking é fundamental. Mantenha seus contatos ativos e fique atento às possibilidades que podem surgir. O LinkedIn pode ser muito útil neste momento.
4 – Qualifique-se
Para arriscar mudar de emprego é preciso ser o que o mercado precisa, e para isso é preciso se qualificar e se manter atualizado a todo custo. Faça cursos, se informe e participe de eventos, essas atitudes enriquecem o currículo e promovem segurança no que tange ao conhecimento.
5 – Analise as possibilidades
Antes de pedir demissão, analise as possibilidades internas. Às vezes existe a possibilidade de mudar dentro da própria organização. Converse com colegas e gestores, uma decisão como essa precisa de muita análise para não trazer prejuízos.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS