Ser demitido não é fácil, é uma situação que mexe com a autoestima do profissional, com os desejos e planos de carreira e que afetam a vida pessoal também. Aconteceu com você? Calma. Confira as 5 dicas abaixo e descubra como dar a volta por cima da demissão:
1 – Autocontrole
O momento do desligamento envolve muitas emoções. Procure se controlar e manter a imagem profissional diante da gestão mesmo neste momento complicado. A sua reputação continua em jogo mesmo neste momento.
2 – Autoavaliação
Passado o momento decisivo, é hora de saber os motivos pelos quais você foi desligado. Está precisando estudar? Precisa trabalhar o seu comportamental? O quanto você era importante para a empresa? Você entregava tudo dentro dos prazos e com qualidade? Faça várias perguntas a si mesmo e descubra onde pode e deve melhorar.
3 – Coaching
Uma ajuda profissional pode ser muito útil neste momento. Muitas vezes temos uma imagem comprometida de nós mesmos, e um profissional de coaching pode trabalhar os seus pontos fortes e fracos para desenvolver o seu perfil de acordo com o que o mercado necessita.
4 – Estudo
Se um dos motivos alegados pela gestão ao te demitirem tiver sido “falta de atualização”, provavelmente esse é o melhor momento para voltar a estudar. Aposte num MBA ou numa especialização voltada para as maiores tendências de mercado da sua área.
5 – Procura
Se a demissão foi inesperada e você precisa se recolocar o quanto antes for possível, direcione sua energia para a procura. Tire o melhor do LinkedIn, do seu networking e faça-se notar. Ficar parado não ajuda ninguém a voltar ao mercado.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS