Ser demitido é um momento delicado para qualquer profissional. Como reagir à demissão? / Foto: Getty| Foto:

Ser demitido não é fácil, é uma situação que mexe com a autoestima do profissional, com os desejos e planos de carreira e que afetam a vida pessoal também. Aconteceu com você? Calma. Confira as 5 dicas abaixo e descubra como dar a volta por cima da demissão:

CARREGANDO :)

1 – Autocontrole

Publicidade

O momento do desligamento envolve muitas emoções. Procure se controlar e manter a imagem profissional diante da gestão mesmo neste momento complicado. A sua reputação continua em jogo mesmo neste momento.

2 – Autoavaliação

Passado o momento decisivo, é hora de saber os motivos pelos quais você foi desligado. Está precisando estudar? Precisa trabalhar o seu comportamental? O quanto você era importante para a empresa? Você entregava tudo dentro dos prazos e com qualidade? Faça várias perguntas a si mesmo e descubra onde pode e deve melhorar.

3 – Coaching

Uma ajuda profissional pode ser muito útil neste momento. Muitas vezes temos uma imagem comprometida de nós mesmos, e um profissional de coaching pode trabalhar os seus pontos fortes e fracos para desenvolver o seu perfil de acordo com o que o mercado necessita.

Publicidade

4 – Estudo

Se um dos motivos alegados pela gestão ao te demitirem tiver sido “falta de atualização”, provavelmente esse é o melhor momento para voltar a estudar. Aposte num MBA ou numa especialização voltada para as maiores tendências de mercado da sua área.

5 – Procura

Se a demissão foi inesperada e você precisa se recolocar o quanto antes for possível, direcione sua energia para a procura. Tire o melhor do LinkedIn, do seu networking e faça-se notar. Ficar parado não ajuda ninguém a voltar ao mercado.

Publicidade