![5 dicas para se relacionar no ambiente de trabalho Bons relacionamentos profissionais ajudam no desempenho / Foto: Cultura Mix](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2014/08/colegas-b62d0a88.jpg)
Relacionar-se no ambiente profissional ainda é uma dificuldade para algumas pessoas. Principalmente quando se chega a um lugar estranho. Mas com as 5 dicas descritas abaixo, seus relacionamentos profissionais vão decolar. E o melhor de tudo, da maneira correta, sem ultrapassar os limites do bom senso. Confira:
1 – Seja bem-humorado
Que ninguém gosta de gente mal humorada não é segredo. Mas ser bem humorado não necessariamente é estar sempre sorrindo ou fazendo piadas. O bom humor pode se manifestar de outras maneiras, como através da cordialidade. Transmitir emoções positivas cativa os outros e torna o clima organizacional mais agradável.
2 – Aprenda a ouvir
Quando ouvimos os outros, aprendemos muito. Além disso, muitas pessoas gostam de compartilhar suas próprias experiências, e isso estreita as relações.
3 – Reconheça o trabalho dos outros
Elogie bons trabalhos sem ser puxa-saco. Apenas exalte aquilo que realmente tem qualidade. O reconhecimento valoriza o trabalho em grupo.
4 – Tenha iniciativa
Seja proativo e ajude os outros quando for necessário. Não esperem te pedir ajuda, ofereça. Dessa forma você também interage e melhora o networking.
5 – Exercite o autocontrole
Ninguém gosta de conviver com pessoas explosivas e/ou imprevisíveis. Controle suas emoções no ambiente corporativo, principalmente em situações de tensão como erros, demissões, etc.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião