Mentir no currículo é um erro que pode marcar o profissional / Foto: Stumbleupon| Foto:

Muitos profissionais me questionam sobre os erros comuns que são cometidos nos currículos. Pensando nisso, elaborei uma lista com os cinco motivos que mais levam os currículos para o lixo. Confira:

CARREGANDO :)

1 – Mentir o nível de inglês

Publicidade

Esse é um erro bastante comum, por isso ele está no topo da lista. Muitos candidatos alegam fluência ou inglês avançado, quando, na verdade, possuem nível básico ou intermediário. Isso pode ser facilmente desvendado pelo recrutador, numa curta entrevista em inglês, e o argumento “estou enferrujado” não cola.

2 – Ocultar experiências

Deixar de colocar no currículo aquele emprego no qual você permaneceu por um tempo curto ou foi demitido é tão grave quanto mentir. Ao pegar os seus documentos, ou até mesmo pesquisando o seu histórico profissional a empresa pode descobrir tudo e questionar os motivos da omissão. O melhor caminho sempre é falar tudo o que aconteceu e contar os motivos. Uma boa justificativa resolve até mesmo uma demissão por justa causa. Afinal, mesmo que isso tenha acontecido com você, é seu direito recomeçar a carreira.

3 – Inventar cursos

Dizer que fez curso se informática, que domina uma ferramenta digital, que conhece programas nos quais na verdade você nunca mexeu pode ser uma farsa facilmente desfeita. Da mesma maneira que mentir sobre o nível de inglês, basta que lhe solicitem um teste prático para que você prove o desconhecimento. Se você deseja apresentar tais habilidades, adquira-as. É mais enriquecedor e, com certeza, muito mais honesto.

Publicidade

4 – Se alongar nas características pessoais

Dizer que é proativo, dinâmico, esforçado, perfeccionista, trabalha bem em grupo, sabe ouvir, é inovador… Tudo isso é clichê e soa apenas como uma rasgação de seda para si próprio. Ao descrever-se, fale mais sobre sua experiência e projetos relevantes dos quais participou, assim suas habilidades poderão ser avaliadas de maneira mais prática. Além disso, as qualidades citadas no começo do parágrafo somente podem ser percebidas, de fato, com o tempo.

5 – Acrescentar dados irrelevantes

Falar sobre hobbies, viagens turísticas, livros que leu, esportes que pratica… Nada disso diz respeito ao recrutador. Opte sempre por um currículo clean, com informações claras e diretas, que lhe apresentem como profissional. A sua vida pessoal não faz parte desse universo.