Muito tem se falado em “profissões do futuro”, e também existe uma grande preocupação por conta da substituição das pessoas por máquinas. No entanto, o avanço da tecnologia exige também que as pessoas se adaptem a passem a operar os novos equipamentos. É nesse âmbito que surgem novas profissões. Confira agora 5 profissões novas para ficar de olho e investir já:
1 – Gerente de comunidade
O gerente de comunidade atua junto ao consumidor nas redes sociais, e é responsável tanto por sanar as dúvidas dele quanto por evitar que críticas e reclamações contra a empresa se tornem virais negativos. É um profissional muito importante para manter a reputação da empresa e aproximar marca e consumidor.
2 – Gestor de estruturação
É um profissional que atua em instituições bancárias e em organizações. O gestor de reestruturação é responsável por auxiliar a vida financeira de clientes endividados. Essa profissão surgiu após a crise econômica de 2008, e se mantém extremamente importante – inclusive ganhando força. Apesar de ter surgido nos bancos, muitas empresas contrataram esses profissionais para uma reestruturação econômica interna.
3 – Especialista em mobile marketing
Com a popularização dos smartphones nos últimos 2 anos, a publicidade se viu em meio a um novo desafio: o engajamento de usuários de plataformas mobile. Tudo o que já se sabia de publicidade teve que ser repensado para se adaptar aos novos formatos e garantir a identidade da marca em uma nova plataforma, e então surgiu o especialista em mobile marketing.
4 – Advogado especialista em direito eletrônico
Talvez a área mais recente de todas da lista, o advogado especialista em direito eletrônico vem ganhando espaço. Por conta da mudança da relação das pessoas com a internet, esse profissional passou a ser necessário. Hoje tudo é feito online, desde as compras até as relações pessoais e profissionais. Como uma extensão da vida real, a vida virtual passou a carregar também problemas reais e necessitar de alguém preparado para solucioná-los. O advogado especialista em direito eletrônico atua, principalmente, nas áreas de e-commerce e direitos autorais.
5 – Arquiteto de dados
O arquiteto de dados tem essa denominação justamente por lidar com a organização e montagem de informações de dados. Essa estruturação é necessária para organizar a forma como essas informações chegam aos sistemas e são interpretadas. Com a nova estruturação dos mecanismos de busca da internet e a extensão da importância dos negócios físicos ao mundo virtual, esse profissional passou a ter uma grande relevância, afinal, estar presente no mundo virtual hoje faz parte da capacidade lucrativa de qualquer empresa.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS