A liderança não depende da ocupação de um cargo de gestão / Foto: Getty Images| Foto:

Nem todo gestor consegue liderar, da mesma forma que nem todo líder é gestor. Confira, a seguir, 7 características que diferenciam chefes e líderes:

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1. Nem todos os gestores são líderes.

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Alguns sabem liderar, mas, infelizmente, outros não. A gestão é uma categoria da liderança e não um sinônimo. Se o gestor é bom em contratar pessoas e ter ideias, mas não consegue retirar o melhor das pessoas e levar a organização para a frente, não é líder. A liderança envolve sempre mudança, melhoria e crescimento.

2. Tem pessoas que nascem líderes, mas isso não basta.

Mesmo que alguns tenham talento para liderar, é preciso aprender sobre liderança. Apesar de a liderança poder estar mais latente numas pessoas do que noutras, é preciso concentrar-se na necessidade de evolução e não apenas na sua capacidade nata.

3. Os lideres nem sempre têm a resposta certa.

Os verdadeiros líderes fazem as perguntas certas e sabem onde encontrar as melhores respostas, eles escutam. Se os colaboradores recorrem ao gestor sempre que procuram uma resposta, significa que o chefe os impede de desenvolver a capacidade de pensar e encontrar soluções. E se as pessoas perguntam sempre as mesmas coisas, significa que a liderança e a empresa estão paradas. Liderar não é  apenas responder, nem mesmo acertar. É incentivar, também perguntar e colaborar.

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4. O líder não precisa ser chefe.

Para liderar é preciso saber quando, como e o que fazer. Colaboradores que se dispõem a assumir a liderança sempre que necessário são importantes tanto quanto ou até mais que aqueles que têm o título de líderes e que ocupam cargos de elite.

5. Os líderes sabem partilhar o foco.

Se o grupo não é focado, não adianta o líder ser. Um gestor se concentra sozinho, mas o líder sabe partilhar a visão e não desperdiça recursos. O líder real não permite que a equipe perca tempo com tarefas que não acrescentam valor, mas isso sem imposição e sim com incentivo à produção.

6. Liderança não é ambição, é se preocupar com o todo.

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A ambição crua não cabe no trabalho em grupo. Se o gestor se preocupa em desenvolver algo que servirá apenas a si, é porque não está liderando. Só se trata de liderança de verdade quando colegas, clientes, parceiros, comunidade, entre outras pessoas, também são beneficiadas com o desempenho.

7. Nem todo mundo pode ser líder.

Ninguém pode liderar se não tiver vontade de fazê-lo. O desejo de liderar é requisito básico para uma liderança efetiva. Desta forma, ninguém consegue tornar-se um líder melhor se não tiver vontade. Ninguém evolui acidentalmente, é necessário predisposição e esforço, seja para ser líder, seja em qualquer outra área de atuação.