Se você parar para pensar, todos os dias, a todo momento, nós estamos negociando algo com alguém. Não precisa ser vendedor para chegar a essa conclusão, visto que, os relacionamentos humanos exigem trocas e negociações, seja na vida pessoal, familiar, em comunidade e nas empresas.
Quando analisamos pelo prisma do trabalho, percebemos nitidamente que as pessoas que têm o ‘poder da persuasão’, bem desenvolvido, conseguem melhores resultados em suas atividades e projetos. Isto porque a persuasão tem um elemento bastante emblemático, que inclusive a difere da ‘manipulação’.
Um indivíduo que pratica a persuasão consegue agregar, trazer pares e seguidores para sua ideia de maneira espontânea, mostrando os ganhos que todos terão com aquela atitude ou projeto. A pessoa impactada tende a ajudá-la de maneira verdadeira, pois acredita em quem a persuadiu.
A boa notícia é que é possível desenvolver nosso poder de persuasão com técnicas simples e valiosas. Por isso, deixo algumas dicas que poderão lhe ajudar na gestão de talentos dentro de sua empresa, poderá contribuir com o indivíduo que busca oportunidades no mercado e/ou contribuirá para que você seja um profissional realizado e satisfeito com aquilo que se propõe a fazer em sua carreira.
A primeira dica é tenha ‘reciprocidade’ com as pessoas. Busque sempre estar em crédito com os colegas de trabalho. Ajude, sem pedir algo em troca. Quem é beneficiado ficará com uma espécie de ‘dívida’ contigo e pronto para saná-la quando você precisar. A reciprocidade é um vetor que gera a persuasão.
A segunda é autoridade. Em que você é bom, especialista, faz algo com maestria? Sendo reconhecido por isso, você se torna uma autoridade para discorrer sobre este assunto, logo, terá o seu poder de persuasão melhor desenvolvido porque mostra conhecimento e passa segurança ao interlocutor.
Por fim, cito a raridade. Tudo que é escasso é mais desejado. Então, como profissional, o que você oferta e se diferencia de outros colegas? Descobrindo esse seu talento, invista e explore o máximo que puder. Pessoas raras são bem vistas e chamam a atenção dos outros por si só.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Itaipu, Correios e Caixa patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS