Existe uma velha máxima que diz: “Sorria para a vida, que a vida sorri para você”. Batido, mas é verdade. Pessoas que conseguem ver o lado bom das coisas, conseguem ser mais felizes, produtivas e menos estressadas.
Por que falar de otimismo? Acho que o momento é totalmente adequado. Primeiramente porque estamos vivendo a virada de 2018 para 2019. É neste período que renovamos nossas promessas e estamos de peito aberto para iniciar uma nova fase.
E neste ano novo, temos um fator a mais. Há uma expectativa em todos os brasileiros, de que viveremos um período melhor, depois de anos de muita ansiedade, perdas e notícias negativas. Esses sentimentos têm relação, principalmente, com a nova política Federal que entrará em vigor a partir de janeiro.
Mas o que é ser uma pessoa otimista? Além de um sentimento que pode tocar todos ao mesmo tempo, ele também tem um reflexo particular do indivíduo, do quanto ele é capaz de captar as coisas positivas e repelir as negativas.
Podemos dizer que é o indivíduo que observa as coisas pelo lado bom da vida. Não pode ser confundido com a pessoa acomodada ou mesmo aquela que aceita tudo de maneira passiva. Não! O otimista é a pessoa que faz uma leitura real da vida, do momento e das circunstâncias.
Geralmente são pessoas que não vivem reclamando demasiadamente de situações ou de outras pessoas. Não são acostumadas a culpar terceiros por insucessos.
No mundo corporativo, contar com pessoas otimistas na equipe é ponto positivo. Por serem mais fortes, elas também conseguem contagiar pessoas a seu redor. Costumam ser mais produtivas e assertivas em suas atividades.
A boa notícia é que também dá para incentivar as pessoas a buscarem a ser mais otimistas em suas atividades diárias dentro da empresa. Porém, o cuidado que se deve ter é para não ser muito obvio dizendo por si só; “Olha tente ser otimista, que as coisas podem ser mais leves”. As organizações precisam criar um programa, dar subsídios e exemplos e ao mesmo tempo tratar o tema de maneira madura e profissional.
Uma forma legal que já acompanhei e vi bons resultados foi justamente tratar do tema ao inverso, trazendo à tona as mazelas que o pessimismo traz para a vida pessoal, para a saúde e para o dia a dia do trabalho. É importante fazer com que a própria pessoa se descubra como otimista ou pessimista e a partir disso tome uma atitude. Dialogo, conversas e clima organizacional aceitáveis completam o pacote para se ter uma equipe nota 10 em neste quesito. Pensemos nisso e Feliz 2019!!!
-
Decisão do STF de descriminalizar maconha gera confusão sobre abordagem policial
-
Enquete: na ausência de Lula, quem deveria representar o Brasil na abertura da Olimpíada?
-
“Não são bem-vindos a Paris”: delegação de Israel é hostilizada antes da abertura da Olimpíada
-
Black Lives Matter critica democratas por “unção” de Kamala Harris sem primárias
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião