A reforma da previdência está na iminência de acontecer e muitos profissionais, aptos ou próximos de desfrutar de sua aposentadoria, fazem as contas e iniciam uma corrida por pedidos junto ao INSS, imaginando que podem ocorrer mudanças que possam, principalmente, aumentar o tempo de contribuição.
Bem, se a preocupação é legítima ou não, antes de solicitar a aposentadoria é preciso realizar um planejamento em diferentes frentes. Desta forma, você poderá desfrutar de seu tempo livre com mais tranquilidade.
A primeira análise que o profissional nesta condição deve se ater é a questão financeira. Lembrando que grande parte dos profissionais que se aposentam, receberão um valor menor, quando comparado a sua vida ativa. Logo, se você não planejou uma renda complementar, cuidado, é necessário saber como fará para comportar o orçamento atual, com a nova realidade de renda, evitando se endividar e desta forma transformar a aposentadoria em algo não grato.
Então faça as contas. Se necessário adapte sua vida a nova realidade financeira.
Outro ponto a ser analisado é em relação a sua vida profissional. A pergunta que você deve fazer para si mesmo: “Desejo efetivamente ficar em casa, dando tempo maior para o nada”? Muito cuidado com essa questão.
Já vi muitos colegas passarem por período de aposentadoria e depois adoecerem devido ao ócio em excesso. Falo isso com propriedade porque sou aposentado de minha função mãe, mas não parei de trabalhar.
No meu caso decidi reduzir o ritmo em algumas áreas e me dedicar as consultorias, palestras e conversas com profissionais, algo que eu gosto muito de fazer e que antes, as atividades do dia a dia me traziam limitações de tempo.
E você o que gostaria de fazer, sem necessariamente precisar ter uma rotina desgastante? Planeje, pode ser um trabalho voluntário, um projeto que quer desengavetar ou mesmo uma outra atividade profissional que agora você pode fazer e ainda lhe trará renda complementar.
Esses pontos precisam ser analisados antes de solicitar sua aposentadoria. Nos dias de hoje, muitas consultorias em recursos humanos, ofertam serviços de orientação para os futuros aposentados. Se for o caso, busque orientação profissional para seu planejamento e faça desse período uma fase harmoniosa e gostosa de se viver.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS