Volta e meia gosto de compartilhar histórias as quais muitas pessoas também dividem comigo. Recentemente, um grande amigo relatou que estava abrindo um novo negócio. Pequeno, mas sólido. E em determinada etapa do processo, necessitou da ajuda de órgãos municipais e estaduais.
E foi aí que surgiu o grande desafio: tentar ser atendido dignamente. Ao levar uma determinada demanda para uma empresa pública que fatura milhões, acabou sendo mal atendido dentro do processo, do começo ao fim, o que o levou a mudar parte de sua estratégia devido ao cansaço e a extrema burocracia.
Infelizmente, casos como a do meu amigo não são raridade ao solicitarmos um atendimento em um órgão público. Sabemos que sim, em sua grande maioria temos pessoas excepcionais trabalhando e se esmerando. Mas, o problema são aquelas pessoas que por diferentes fatores acabam minando e atrapalham todo o processo de atendimento ao público.
Para profissionais que desejam fazer carreira no serviço público, pra quem está funcionário e para quem é gestor em áreas públicas, quero deixar dicas preciosas para que o serviço possa fluir em sua plenitude.
A primeira é: antes de se candidatar a uma vaga para um concurso, estude sobre o que é ser um Servidor Público. Estar a serviço da população é premissa básica, é ele seu principal cliente. É por isso que existe uma vaga a ser preenchida, pois são essas demandas que farão parte da sua rotina. Se você perceber que não tem o perfil, não se candidate, pois terá uma carreira sem êxito e, provavelmente, vai jogar a sua frustração em cima das pessoas que não têm relação com suas escolhas erradas na profissão. Defina uma posição a qual você poderá dar o melhor de si.
Segundo, se está servidor, busque sempre aperfeiçoar-se, isso lhe deixará sempre atual e atento às demandas. Exercite a empatia, só assim prestará serviço de ponta. A sua satisfação com certeza será a satisfação do cliente, o cidadão.
Se está gestor público e tem uma equipe sob sua responsabilidade, as dicas acima também valem, com o seguinte incremento: trate deste tema com sua equipe, busque colocar pessoas com perfil em atividades que melhor se encaixem, treine sua equipe constantemente, abra o diálogo e implante canais que avaliem o desempenho do funcionário e dê a possibilidade da sua equipe fazer atualizações constantes.
Dicas extremamente simples, mas que podem melhorar a prestação do serviço púbico em nossas cidades, estados e país. Como cidadãos já estamos calejados com tantos impostos altos e pela má gestão de muitos políticos. Ser atendido humanamente e profissionalmente por servidores é o mínimo que o cidadão brasileiro necessita. Fica a dica!
-
Atentado contra Trump reforça discurso de perseguição contra Bolsonaro e a direita
-
Ramagem diz que Bolsonaro sabia de gravação de reunião; grupo suspeitava de chantagem de Witzel
-
Fora dos Autos debate a violência da esquerda contra Trump; assista
-
Biden diz que fala sobre colocar Trump “na mira” foi um erro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS