Em tempo de inúmeras operações da Polícia Federal ocorrendo em diversas esferas de âmbito governamental e empresarial, não é recorrente tratarmos sobre o comportamento moral, da valorização da ética nas empresas, dos valores, de agir com honestidade, de sempre falar a verdade, de ser leal com sua empresa e colegas.
É de muito valia salientar que as empresas necessitam divulgar os casos transgressores que podem ocorrer em seus ambientes corporativos. As grandes companhias acreditam que divulgar seus problemas pode gerar uma imagem tão negativa, que o melhor é abafar. De fato, a imagem será arranhada, mas quando se abafa um processo errado, a multiplicação do erro dentro da empresa é maior do que esclarecer, punir com rigor.
Inclusive, os colaboradores necessitam conhecer muito bem as regras, os processos, a hierarquia, a cultura organizacional de onde se trabalha. É preciso adotar um manual de comportamento ético, que com transparência irá sanar inúmeras dúvidas, muitas vezes básicas, mas que pode acarretar e trazer problemas sérios para a gestão organizacional.
O Brasil requer uma reeducação chamada de comportamento moral, que inicia com os princípios éticos na família e deve se estender para o ambiente escolar. Lembrando que, mais que um conceito, a ética se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura. E neste caso, tanto na política como nas empresas, as investigações precisam ser sérias, esclarecedoras, mas acima de tudo, com punições adequadas e divulgadas em seus respectivos ambientes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião