Muitas vezes tendemos a achar que carisma é um dom divino, dado a poucas pessoas, e que quem nasce sem não tem como se tornar alguém carismático. Mas, na verdade, como a maior parte das habilidades comportamentais, é possível desenvolver o carisma mesmo em pessoas que se julgam completamente reservadas e não influentes.
O que é carisma?
Carisma é a capacidade de envolver outras pessoas por meio do discurso e do comportamento. Em geral, essa é uma característica muito valorizada em líderes, pois eles precisam do apoio dos demais para que a gestão funcione bem. No entanto, em todos os campos profissionais – e até fora deles, ser carismático somente traz benefícios e colabora para a realização de um bom trabalho.
Existem alguns tipos de carisma, são eles: Visionário, Focado, Gentil e Autoritário. Cada um destes perfis se adequa melhor a um determinado tipo de trabalho. O visionário é aquele que inspira as pessoas com seu comportamento e discurso, e por isso é ideal para áreas que lidem com criatividade. O focado é aquele profissional imponente, sério e que possui um discurso forte e bem estruturado, capaz de convencer outras pessoas da credibilidade do que está falando. O gentil é o tipo de carismático que incentiva os bons sentimentos, e se adequa bem em programas sociais e religiosos. E, por fim, o autoritário que, ao contrário do que possa parecer, não é arrogante, e sim tem a capacidade de fazer com que os outros ajam segundo seus preceitos, pois os convence de que é a forma mais eficaz de realizar determinada tarefa ou executar um projeto, por exemplo.
Como o carisma pode ajudar na vida profissional?
Quando se fala em profissionais carismáticos, frequentemente as pessoas já pensam em líderes incentivadores e com grande capacidade de influência sobre os subordinados. Mas, na verdade, uma personalidade carismática tem valor em qualquer que seja a posição hierárquica do profissional.
Mesmo que não desempenhe o papel de gestor, aquele que tem carisma se torna um líder dentro do grupo. É esse tipo de profissional que consegue exercer influência sobre os demais, incentivar o trabalho em grupo, adquirir confiança da equipe e ajudar a solucionar crises.
O que caracteriza um profissional carismático?
O carisma se manifesta em diversas atitudes. Por exemplo, um profissional que trabalha com atendimento a clientes e fornecedores e possui essa característica causa uma boa impressão da empresa como um todo, principalmente no que diz respeito à credibilidade da empresa. Tratar todos bem e da mesma forma, independente do cargo ocupado, contribuir com ideias inovadoras, incentivar os demais colegas a exercerem um bom trabalho e ajudar os outros quando for necessário são características de um profissional carismático.
Como me torno um profissional dotado de carisma?
Algumas atitudes podem desenvolver o seu carisma. Muitas pessoas já nascem com essa veia mais aguçada, mas isso não quer dizer que quem não nasceu com ela esteja fadado à falta de carisma. Conheça alguns meios:
– Saber conviver com as diferenças;
– Saber ouvir e compreender ideias alheias;
– Ter objetivos profissionais bem definidos;
– Ser prestativo e colaborativo;
– Trabalhar em grupo;
– Faça o seu trabalho sempre da melhor maneira possível.
As atitudes acima parecem simples, mas não é raro encontrar profissionais insatisfeitos com o próprio trabalho sem tentar mudar o próprio comportamento. Por isso, autoavalie-se. O carisma está dentro de você.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS