A coluna Talento em Pauta faz parte da Gazeta do Povo há mais de 11 anos, desde o dia 4 de setembro de 2002. Desde aquele tempo, quando o termo “headhunter” ainda não era muito conhecido, e havia poucas consultorias no segmento, a coluna se dedicou a compartilhar conhecimento, dar dicas e orientações sobre carreira para que o leitor pudesse melhorar o próprio rendimento e tivesse a chance de construir uma trajetória profissional mais consciente e direcionada.
Nestes 11 anos de existência, é difícil encontrar um tema profissional que não tenha sido abordado pela Coluna. Dentre os tipos de assuntos abordados, centenas de histórias de indivíduos como qualquer um de nós foram contadas – para que o leitor pudesse aprender por meio de experiências reais de outros profissionais. Além disso, centenas de artigos técnicos e explicativos foram desenvolvidos – para que o leitor enxergasse quão complexo e rico é o mundo corporativo que nos cerca.
Apesar da idade, mais de uma década, a coluna se renovou com tempo, para produzir bissemanalmente artigos que interessassem ao leitor sem cair na mesmice – ou na obsolescência. Mesmo com o passar do tempo, ela acompanhou a evolução do ambiente corporativo brasileiro, as mudanças e tendências de comportamento, sempre preocupada em atender às necessidades e novidades que surgiram ao longo dos anos. Podemos citar, por exemplo, o surgimento das redes sociais, e as mudanças de comportamento que elas agora demandam dos profissionais. Da mesma maneira, o “profissional pula-pula” já ganhou nosso destaque, com os prós e os contras de construir uma carreira baseada em rápidas passagens por diversas empresas.
Continuando a evolução demonstrada até agora, inauguramos com muita satisfação este blog. Desta forma, a Talento em Pauta sai das páginas físicas da Gazeta para os cliques da internet. Hoje um novo capítulo dessa breve história se inicia. A plataforma vai mudar – e teremos a possibilidade de trabalhar com mais liberdade e recursos multimídia – mas o objetivo continuará o mesmo, como eu disse no longínquo 2002: “usar a coluna para repassar um pouco do conhecimento e experiência acumulada aos empresários, executivos, profissionais liberais, estudantes e recém-formados. A intenção é […] contribuir de alguma forma com todos aqueles que pretendem construir uma sólida carreira profissional ou administrar uma empresa de forma eficiente”.
Sejam bem vindos ao novo blog Talento em Pauta!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS