O período de descanso é muito esperado pela maior parte dos profissionais. Tirar férias é mais que um direito, é uma necessidade do ser humano, que está diretamente ligada à sua qualidade de vida e à qualidade do trabalho que ele realiza. Estar em férias é muito bom, descansar, viajar, curtir um tempo com a família e com os amigos é muito saudável. Mas e na hora de retomar as atividades profissionais? Como entrar de novo no ritmo do mercado, como voltar a lidar com metas, prazos e resultados, sem ter aquela sensação de que as férias não deveriam ter acabado?
É preciso gostar do que se faz
Uma coisa muito simples que está intimamente ligada ao sentimento de apego às férias é a insatisfação com o próprio trabalho. Quando o profissional sente que ir para o trabalho é um problema e não uma solução, tudo se compromete, desde a sua saúde – física e mental – até, obviamente, a qualidade daquilo que ele produz. Portanto, para entrar no ritmo após as férias, é imprescindível gostar do que faz. É preciso haver empolgação com o próprio trabalho, para que haja motivação para voltar – do contrário é melhor pensar em mudar de emprego.
É absolutamente normal voltar meio devagar das férias, até porque nesse período temos outro ritmo de vida, e o nosso organismo se adapta a isto, é necessário que alguns dias se passem até que corpo e mente entendam que é hora de voltar ao batente.
Volte aos poucos
Curtir até o último dia de férias esquecendo-se de todo o resto pode parecer o melhor a se fazer, mas é preciso que os últimos dias já sejam uma preparação para a volta. Comece a dormir e acordar no horário padrão, organize sua alimentação e tente se manter ativo durante todo o período que corresponde ao seu expediente, para que o seu corpo comece a entender que vai precisar funcionar desta forma nos próximos dias. Fazendo isso, o primeiro dia pós-férias parecerá muito menos difícil.
Mais que cuidar dos sintomas físicos, é preciso organizar a mente. Volte a ler sobre coisas que tenham a ver com a sua atividade profissional, notícias, livros e revistas, coisas leves, apenas para se atualizar e pegar o ritmo de leve. Veja bem, não é para começar a olhar o e-mail do trabalho ou ligar o celular corporativo uma semana antes de acabarem as férias, deixe isso para o seu retorno, apenas comece de forma sutil a se envolver novamente com suas atividades. Se você gosta do que faz, será bom, do contrário, como disse anteriormente, talvez seja melhor repensar a sua própria atividade profissional.
Canalize suas energias
Direcione o sentimento de bem-estar e de renovação obtido nas férias para o seu trabalho. Busque se envolver e produzir bem, em vez de dar desculpas para si mesmo de que “está voltando agora, ainda está se acostumando”. Volte com tudo, convença a si mesmo que o descanso foi válido e que o trabalho também será.
Obviamente quando o profissional realiza um bom trabalho o benefício vem diretamente para ele, em forma de reconhecimento e desenvolvimento. Portanto, ao voltar das férias, foque em sua carreira, nos desejos que você tem em relação à sua vida profissional, em seus objetivos. Pergunte a si mesmo se vale a pena começar devagar e perder boas oportunidades, ou se é melhorar voltar e mostrar para a empresa e para os gestores que as férias recarregaram as suas baterias e que o seu desempenho é sempre ascendente? Prepare-se e bom trabalho!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS