• Carregando...
Num ano que promete receio como palavra chave, correr atrás dos próprios objetivos pode exigir uma dose extra de esforço / Foto: Shutterstock
Num ano que promete receio como palavra chave, correr atrás dos próprios objetivos pode exigir uma dose extra de esforço / Foto: Shutterstock| Foto:

“Ano novo, vida nova”, quem nunca disse isso no mês de dezembro? Parece mesmo que o fim de ano é o encerramento de um ciclo que renova nossas esperanças e o nosso ânimo em buscar coisas novas. Mas, trazendo o ditado para a virada de 2014 para 2015, como podemos planejar a vida profissional para o ano que vem? O que 2015 reserva para profissionais e empresas? Como se preparar, no que investir?

Num ano que promete receio como palavra chave, correr atrás dos próprios objetivos pode exigir uma dose extra de esforço / Foto: Shutterstock

Num ano que promete receio como palavra chave, correr atrás dos próprios objetivos pode exigir uma dose extra de esforço / Foto: Shutterstock

Um ano receoso

Acredito que a palavra que melhor pode definir o ano que vai começar é receio. Realmente, após um 2014 cheio de altos e baixos, cheio de incertezas econômicas, políticas, nacionais e internacionais, 2015 deve apresentar uma recuperação tímida e bastante cautelosa. Isso porque por mais que o ano de 2015 não vá abrigar nenhum evento extraordinário, ainda assim precede as Olimpíadas de 2016, do Rio de Janeiro. Portanto, quando falamos dos profissionais brasileiros, é preciso pensar todo o contexto econômico envolvido no ano que irá começar antes de investir em algo ou tomar alguma decisão.

No que é seguro investir?

Em nada muito inovador ou arriscado. É preciso investir naquilo que vem apresentando crescimento mesmo na crise, e naquilo que pode proteger as organizações da instabilidade. Para empresas, é importante otimizar processos, utilizando novas tecnologias, e investir em um capital humano reduzido e eficaz, para que não haja excesso de gastos nem baixa performance.

A maior tendência do mercado são as tecnologias da informação, principalmente a utilização de novas soluções para o aprimoramento de processos e maior produtividade. Dentro da tendência tecnológica, destacam-se a computação em nuvem, os serviços móveis, e a expansão de ferramentas digitais capazes de dinamizar os negócios – como softwares personalizados. Mas, acima de todas estas, a segurança na rede é o que mais preocupa as empresas – e será a área que mais demandará profissionais qualificados.

Não quero mudar de área. Como posso me aprimorar e me destacar?

A necessidade de perfis de liderança aliada à maior necessidade de profissionais capacitados para lidarem com novas tecnologias traz à tona uma necessidade pouco atendida atualmente: líderes antenados e com boa inteligência emocional. O profissional que deseja permanecer num perfil relevante para o mercado deve apostar na atualização e no aprimoramento dos próprios conhecimentos no que tanger a novas tecnologias e processos, além de desenvolver o próprio comportamental.

O Brasil e o mundo entrarão 2015 num ritmo receoso após um ano conturbado e cheio de altos e baixos. O importante mesmo é entender que o país tem a possibilidade de se inserir ainda mais na competição global, e entender ainda que o profissional que deseja se destacar precisa se manter num nível mundial de atualização e competitividade. Para as empresas, é importante ter um planejamento bem estruturado e agir com cautela, para que não seja necessário comprometer a própria produtividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]