Ano novo traz muita coisa nova, muita coisa boa, mas às vezes traz também uma desaceleração no ritmo dos colaboradores. O período de festas de fim de ano, férias, viagens costuma deixar um rastro no comportamento das pessoas, e isso acaba por se estender até o ambiente de trabalho. Não é à toa que dizem que no Brasil o ano só começa após o Carnaval – afirmação esta mais que destrutiva. Mas, sabendo desta tendência, então, como motivar a equipe no começo do ano?
Tornar a motivação tradição
Já que a desaceleração da produtividade no começo do ano já é tradição, por que não tornar o ânimo para voltar ao trabalho também parte fundamental do ano? É preciso trabalhar com o grupo de colaboradores a volta ao trabalho como uma celebração, exaltando o fato de que começar um novo ano trabalho e produzindo bem é positivo também para ele. Um retorno festivo pode funcionar, com um café da manhã no dia do retorno, ou até um discurso do líder, que tem a capacidade de dar um novo gás a todos. Mais que isto, é preciso deixar claro também, desde antes do período de festas, que quando se volta ao trabalho as férias foram deixadas para trás, e que o ambiente profissional tem que se manter afastado disto. Bom senso sempre.
Como motivar em 2015
Já falamos sobre como este ano será receoso. Então, como fazer uma equipe se sentir motivada para produzir muito e com qualidade num período como este? A chave para isto é tornar o problema um desafio. É muito mais difícil se destacar em tempos de crise, no entanto quem sabe lidar com um período como este tira de letra os desafios dos tempos áureos. É importante conscientizar todo o grupo de colaboradores sobre a possibilidade de aprender com os problemas e evoluir como profissional. Encarar, com esforço e seriedade, um ano como 2015 pode trazer bons frutos, tanto para a companhia quanto para o profissional.
O senso comum e o impacto na produtividade
Existe, erroneamente, o senso comum de que no Brasil o ano somente começa de fato após o Carnaval. No entanto, esta afirmação somente colabora para baixos níveis de produtividade no primeiro trimestre do ano. Janeiro já é, por si só, um mês economicamente complicado, cheio de reajustes e impostos. Se as empresas não produzem bem neste período para equilibrar, a economia sofre. Portanto, para as organizações é imprescindível que a produtividade do começo de ano seja a melhor possível, pois é mais fácil ter um ano bom quando ele começa a todo vapor – afinal, resultados são calculados em longo prazo.
Incentivar o grupo no começo do ano é extremamente importante. No entanto, os gestores devem se lembrar de que a motivação não deve depender da sazonalidade. É muito mais efetivo manter o grupo animado e produtivo durante todo o ano, para que esta característica se torne rotina no ambiente profissional, e a empresa cresça independente do período. Para os profissionais, realizar um trabalho de qualidade e produzir bem independente da época traz aprendizado e uma boa reputação no mercado. E que 2015 seja um ano cheio de motivação.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS