| Foto:
CARREGANDO :)

É sempre bom estar aberto às alternativas que o mercado oferece, mesmo que o momento profissional seja bom. A acomodação e a falta de motivação podem fazer com que o indivíduo sequer analise oportunidades, e também fique estagnado. Reflita sobre seu momento profissional, sobre o que te motiva, sobre os desafios que gostaria de enfrentar e também acerca da sua satisfação em seu atual emprego.

2014 é um bom momento para mudar de emprego?

Publicidade

Este é um ano dotado de certa instabilidade, portanto é importante redobrar os cuidados antes de tomar qualquer decisão. Se você faz parte de uma empresa sólida, pense bem se vale mesmo a pena abrir mão da sua estabilidade para investir numa carreira em uma empresa menor, que pode não ter estrutura suficiente para resistir aos abalos econômicos.

O que levar em consideração antes de decidir?

Entenda primeiro o seu perfil profissional e o seu momento na carreira. Se você está há pouco tempo em uma empresa e decide mudar, tenha em mente que pode não ter obtido tudo o que a empresa poderia lhe oferecer. Caso você esteja há muitos anos em uma companhia e decida mudar de emprego, tenha consciência que começará do zero. Serão novas pessoas, que você não conhece e que também não conhecem o seu perfil, haverá uma fase de adaptação, e uma decepção não está descartada. Você pode chegar à conclusão de que aquela companhia não corresponde à imagem que você tinha dela, e acabar novamente desmotivado. Além disso, a posição que você ocupa também determina os aspectos importantes a serem observados. Por exemplo, um operador de máquinas deve observar se a empresa oferece condições de trabalho seguras, enquanto um gerente deve analisar a segurança econômica da empresa.

Considere ainda que mudar de emprego com frequência lhe proporciona diversas experiências, porém superficiais. Para adquirir profundidade em sua área de atuação, é necessário um tempo maior dedicado à companhia. Avalie o que é mais importante em seu momento profissional: construir uma carreira sólida ou mudar de ares e recomeçar.

Antes de trocar uma companhia pela outra, pesquise sobre a cultura na nova empresa, a visão do mercado sobre ela, o que falam sobre a mesma na internet e, se possível, converse com clientes ou fornecedores, assim você pode obter informações mais contundentes e avaliar se condizem com suas expectativas.

Publicidade

Motivação 

Leve em consideração os aspectos que te motivam a mudar. Salários, novos desafios profissionais, mudança de área de atuação, trabalho mais movimentado ou mais calmo, possibilidades de crescimento, entre outros, são motivos relevantes para mudar de emprego. Porém, se sua motivação for apenas uma insatisfação pessoal, repense. Talvez uma boa conversa ou uma mudança de atitude que partam de você podem solucionar o problema.

Não é porque alguma coisa não está muito bem em seu trabalho que você tem obrigatoriamente que mudar de emprego. Essa é uma decisão pautada em diversos aspectos, e deve ser tomada com cautela e planejamento. Se você já decidiu que o melhor pela sua carreira é mudar de trabalho, pense nos efeitos que essa mudança acarretará em sua vida profissional a médio e longo prazo, e analise se estão dentro de suas expectativas. Se ainda está em dúvida, repense o seu momento profissional e as possibilidades de melhorá-lo. Pese as consequências de uma possível mudança. Caso os benefícios se sobressaiam, vale a pena arriscar.