Com crise ou sem crise econômica nas empresas, chega um momento em que precisamos negociar nosso salário ou mesmo aquela oportunidade de mudança de área aberta na empresa.
Negociar é algo sempre delicado, não importa qual a hierarquia ou responsabilidade do colaborador. No entanto, todo líder deve conhecer e se aperfeiçoar nas técnicas de negociação. Um líder que quer ser um exemplo aos liderados deve fazer a gestão de seu pessoal no dia a dia, mas como lidar quando o assunto é aumento salarial?
Negociando salário
O líder deve acompanhar o desenvolvimento de sua equipe, saber quais suas competências e fragilidades e liderar a defesa de crescimento de suas carreiras. Desta forma o colaborador produz com mais intensidade e motivação e terá mais foco nos resultados de sua função, pois sabe que seu gestor está com a responsabilidade de, junto com ele, planejar seu desenvolvimento profissional.
O gestor deve conhecer sobre as políticas salariais de sua empresa e inclusive, esclarecer sobre ela a sua equipe. Não deve deixar para os últimos momentos a preparação da análise de aumentos para os funcionários. Se deixar para última hora, será pressionado e provavelmente influenciado pelas ocorrências mais recentes e não pelo real desenvolvimento daquele colaborador durante todo o ano. O líder deve planejar o aumento anual constantemente, acompanhando o desenvolvimento de sua equipe, deve dar feedback a respeito do assunto e não esperar que o próprio colaborador o procure para falar sobre a situação, pois isso gera um estresse desnecessário na rotina do funcionário .
Sempre oriento que é importante que quando o gestor for defender o aumento salarial de sua equipe, que seja baseado em fatos que justifiquem um aumento, dentro das limitações do sistema de remuneração da organização.
Outro fator é o funcionário compreender que precisa avaliar os itens em que ele considera importante como desempenho de seu trabalho. O colaborador é avaliado de acordo com os mecanismos e critérios da empresa e não do que ele próprio considera como importante. Por isso que alguns funcionários ficam anos reclamando da falta de oportunidade, por não adequarem seus desempenhos de acordo com o que é analisado como valor para a organização.
Existem outras recompensas que não somente o salário
Lembro que para muitos funcionários e mesmo organizações, o foco não fica somente no valor monetário. Atualmente, justamente por esse momento delicado de crise econômica, as empresas estão barganhando outros benefícios, que podem facilitar e melhorar a vida de todos os envolvidos.
É possível negociar um beneficio como por exemplo, a ajuda de custo para a educação dos filhos ou a do próprio colaborador. Outros itens que entram nessa possibilidade é um seguro de saúde, um carro da empresa, o pagamento mensal do estacionamento, treinamento ou desenvolvimento de carreira, permissão para trabalhar em um projeto particular, maior flexibilidade quanto a forma de trabalhar (horário diferente, mais dias de descanso etc).
O que importa neste momento de negociação salarial é o funcionário não se frustrar por aguardar um aumento que, se não for planejado e negociado, nunca acontecerá. Ele precisa ser acompanhado e ter o retorno sobre sua carreira, não pode se sentir desassistido, sem liderança.