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Como negociar um aumento salarial

Com crise ou sem crise econômica nas empresas, chega um momento em que precisamos negociar nosso salário ou mesmo aquela oportunidade de mudança de área aberta na empresa.

Negociar é algo sempre delicado, não importa qual a hierarquia ou responsabilidade do colaborador. No entanto, todo líder deve conhecer e se aperfeiçoar nas técnicas de negociação. Um líder que quer ser um exemplo aos liderados deve fazer a gestão de seu pessoal no dia a dia, mas como lidar quando o assunto é aumento salarial?


Negociando salário
O líder deve acompanhar o desenvolvimento de sua equipe, saber quais suas competências e fragilidades e liderar a defesa de crescimento de suas carreiras. Desta forma o colaborador produz com mais intensidade e motivação e terá mais foco nos resultados de sua função, pois sabe que seu gestor está com a responsabilidade de, junto com ele, planejar seu desenvolvimento profissional.
O gestor deve conhecer sobre as políticas salariais de sua empresa e inclusive, esclarecer sobre ela a sua equipe. Não deve deixar para os últimos momentos a preparação da análise de aumentos para os funcionários. Se deixar para última hora, será pressionado e provavelmente influenciado pelas ocorrências mais recentes e não pelo real desenvolvimento daquele colaborador durante todo o ano. O líder deve planejar o aumento anual constantemente, acompanhando o desenvolvimento de sua equipe, deve dar feedback a respeito do assunto e não esperar que o próprio colaborador o procure para falar sobre a situação, pois isso gera um estresse desnecessário na rotina do funcionário .
Sempre oriento que é importante que quando o gestor for defender o aumento salarial de sua equipe, que seja baseado em fatos que justifiquem um aumento, dentro das limitações do sistema de remuneração da organização.
Outro fator é o funcionário compreender que precisa avaliar os itens em que ele considera importante como desempenho de seu trabalho. O colaborador é avaliado de acordo com os mecanismos e critérios da empresa e não do que ele próprio considera como importante. Por isso que alguns funcionários ficam anos reclamando da falta de oportunidade, por não adequarem seus desempenhos de acordo com o que é analisado como valor para a organização.
Existem outras recompensas que não somente o salário
Lembro que para muitos funcionários e mesmo organizações, o foco não fica somente no valor monetário. Atualmente, justamente por esse momento delicado de crise econômica, as empresas estão barganhando outros benefícios, que podem facilitar e melhorar a vida de todos os envolvidos.
É possível negociar um beneficio como por exemplo, a ajuda de custo para a educação dos filhos ou a do próprio colaborador. Outros itens que entram nessa possibilidade é um seguro de saúde, um carro da empresa, o pagamento mensal do estacionamento, treinamento ou desenvolvimento de carreira, permissão para trabalhar em um projeto particular, maior flexibilidade quanto a forma de trabalhar (horário diferente, mais dias de descanso etc).
O que importa neste momento de negociação salarial é o funcionário não se frustrar por aguardar um aumento que, se não for planejado e negociado, nunca acontecerá. Ele precisa ser acompanhado e ter o retorno sobre sua carreira, não pode se sentir desassistido, sem liderança.

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