• Carregando...

Um novo ano está começando e com ele, vêm novos projetos e objetivos. Talvez o mais importante deles – e que pode ser compartilhado pela quase totalidade das pessoas – seja ser feliz. O que muitos não percebem é que você também pode alcançar a felicidade mudando apenas a si mesmo. A máxima vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Vamos falar dessa última, que é, enfim, o tema desta coluna.

A primeira pergunta que você deve se fazer é: “estou feliz com o que faço? Este trabalho atende às minhas necessidades?” E continue se questionando: a empresa onde você trabalha tem valores compatíveis com os seus? Você sente orgulho do que faz? Consegue se enxergar a médio e longo prazos fazendo parte dessa organização? Quando você acorda de manhã, tem vontade de ir para o trabalho ou se arrasta em direção a ele? Sua família apoia o que você faz?

Analise suas respostas e veja se está feliz. Se a resposta for sim, ótimo! Continue assim. Porém, se o resultado mostra uma insatisfação muito grande, há alguns caminhos a seguir. O primeiro, óbvio, é começar a procurar um novo emprego, que atenda as suas expectativas. O segundo é tentar mudar essas condições. No ambiente de trabalho, você pode buscar uma alteração de cargo, indo para um em que possa se sentir mais estimulado profissionalmente. Para isso, pense se é preciso se aprimorar ou adquirir novos conhecimentos. Vá atrás deles.

Tente observar as pessoas e entender suas motivações. Isso pode ajudar numa convivência mais harmoniosa. Um bom ambiente de trabalho é precioso, influi diretamente no humor dos funcionários.

Outra alternativa é manter um plano B, seja como hobby, seja como segunda atividade. Muitas pessoas conseguem se manter num emprego por vezes pouco estimulante porque dedicam parte de sua energia a algo de que gostam muito. Isso ajuda a recarregar as baterias, renovar o espírito. O dia-a-dia fica mais leve e em tempos de empregos escassos, também pode garantir seu salário sem tanto sofrimento para você.

Então, pense em suas alternativas, escolha a melhor e vá em frente. Boa sorte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]