| Foto:
Ouça este conteúdo

Recentemente, li uma entrevista com o especialista em gestão de tempo e produtividade pessoal, Wendell Carvalho. Nesta reportagem, ele fala de cinco hábitos que devemos tentar eliminar e/ou ao menos tomar as rédeas para que eles não roubem nosso tempo e nossas entregas.

CARREGANDO :)

Sabemos que a produtividade é moeda de ouro no mercado de trabalho. Um prestador de serviço, uma assessoria ou uma empresa que consegue trazer bons resultados é sempre muito bem desejado. Entre maus hábitos listados pelo especialista e que roubam nossa energia estão: ser multitarefas, deixar coisas para a última hora, ser um “agradador”, buscar somente o prazer e permitir interrupções.

Ora, ele tem razão ao fazer essa, pequena, mas expressiva lista. Um profissional que tenta fazer tudo ao mesmo tempo, não têm espaço suficiente para focar em técnicas e em projetos que vão exigir concentração. As coisas tendem a ficar rasas e ao mesmo tempo com resultados mornos.

Publicidade

Se agrava ainda se a pessoa com essa característica tiver o hábito de deixar as coisas para a última hora. É bem provável que esse profissional ainda semeie estresse na relação com outras pessoas, pois geralmente um trabalho bem feito passa por várias mãos. Se o profissional deixa para amanhã o que era para ser feito ontem, vai desagradar outros colegas da cadeia, eventualmente, envolvidos no processo.

Por outro lado, algumas pessoas ainda têm o receito de dizer o ‘não’. Muitas vezes isso acontece porque quer agradar o outro, não quer ofender ou deseja evitar conflitos. Opa, cuidado.  Você pode e deve sim ser parceiro, mas jamais deixe tarefas suas porque não deseja desagradar alguém. Ainda mais se for pessoas com as características acima, que deixam tudo para resolver em cima da hora, e aí jogam no seu colo um prazo que não era para ser seu. Não deixe nada interromper a sua entrega.

E por último, sim devemos sempre buscar fazer aquilo que nos agrada, mas temos que ter a maturidade de que mesmo neste processo, teremos momentos os quais é preciso tomar decisões, enfrentar desgostos, opiniões divergentes etc. Não fuja da sua responsabilidade. Os desafios devem ser encarados como aperfeiçoamento e amadurecimento profissional. Siga essas dicas, que reproduzo aqui para melhorar a sua entrega, e boa produtividade!