O ambiente corporativo exige uma série de comportamentos adequados, que vão do traje correto até cuidados com a higiene pessoal. Há outras questões, no entanto, mais sutis e que podem influenciar significativamente no sucesso profissional. Quem age dessa forma acaba afastando as pessoas de si e, assim, também muitas oportunidades de crescimento. Vamos descrever alguns desses indivíduos e seus hábitos desagradáveis.
O sabe tudo
Ninguém suporta aquela pessoa que age como se fosse a única detentora de todo conhecimento. Aquele que interrompe as pessoas e tenta terminar as frases dos outros. É preciso reconhecer o valor dos outros e saber ouvir, sem isso o sabe tudo vai ficar sempre isolado na empresa.
O mal educado
Aquela pessoa que chega e não cumprimenta ninguém – especialmente os subordinados. Gentileza e boa educação são fundamentais no dia-a-dia do trabalho.
O atrasado
Pontualidade, minha gente, é uma demonstração de respeito para com os outros. Se você marcou um compromisso, cumpra o horário. Da mesma forma, é preciso cumprir os prazos para entrega de trabalhos. Perder esses prazos pode sinalizar displicência e incompetência, a partir do momento que compromete os objetivos da empresa. Ninguém quer um colaborador assim.
O acomodado
Quem atingiu uma zona de conforto na empresa pode ter dificuldade em aceitar novos desafios. Ele sempre diz que não pode, que não é seu trabalho, que é difícil. Porém, o mercado é dinâmico e é necessário assumir riscos, ou outros assumirão e ganharão os louros.
O covarde
Aquele que nunca assume seus erros. Aliás, tenta sempre transferir para outros a culpa por suas falhas. Muitas vezes esse comportamento está ligado ao perfil abaixo.
O arrogante
Muitas vezes, por ter atingido uma colocação relevante na empresa ou por ter amizades com pessoas-chave na corporação, o indivíduo sente-se acima de todos. Fica à vontade para criticar os outros, para impor suas ideias, para exigir obediência e desprezar a opinião alheia. É o caminho certo para um péssimo relacionamento corporativo.
Se você se identificou com alguns desses perfis, trate logo de corrigir esse comportamento. Tanto quanto ser competente no mundo empresarial, é preciso saber como agir para manter o bom ambiente corporativo. Ninguém cresce profissionalmente sem um bom relacionamento no trabalho. Pense nisso.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS