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Ao ingressar numa empresa, o funcionário precisa saber quais são as regras em relação à Internet e redes sociais. Grandes firmas costumam ter impressos códigos de conduta gerais, que incluem esses itens. Mas mesmo empregadores de menor porte devem explicitar essas normas – seja por escrito ou verbalmente. Algumas corporações colocam lembretes no computador: ao abrir o sistema, aparece o texto lembrando a utilização para fins profissionais. Simples, não é?

Em relação às redes sociais, é preciso estar ainda mais atento. Elas acabam muitas vezes dispersando a atenção dos funcionários e comprometendo a produtividade. É preciso ter disciplina para determinar um horário para acessar as redes, mesmo ao celular. Nem toda mensagem enviada por rede social precisa ser respondida na hora. É usual que empresas bloqueiem o acesso a sites de redes sociais no horário de expediente. Entretanto, permitem o acesso no horário de almoço, por exemplo, o que é uma forma de ser flexível.

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As empresas também precisam perceber que, para algumas funções, especialmente as ligadas à compra e venda, as redes podem aumentar o volume de negócios e são usadas profissionalmente, criando uma rede de network que inclusive pode abrir novas frentes de trabalho.

Ao final, devo ressaltar que o mau uso da Internet pode levar a demissão por justa causa. Inclusive, já existe jurisprudência sobre o tema. Então, melhor ter bom senso e deixar para tratar de assuntos particulares no computador de sua própria casa.