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Quando comparecemos a uma entrevista de emprego, a maior preocupação é saber o que o entrevistador espera de nós. Em qualquer processo seletivo, seja ele para estagiários, trainees, especialistas ou executivos, o recrutador se atenta para pontos chave que definem o perfil do candidato e o enquadram como apto ou inapto para a vaga pretendida. Para se sair bem em qualquer seleção, fique atento aos aspectos descritos abaixo:

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1) Capacidade de comunicação

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A capacidade de se comunicar com clareza é um aspecto avaliado em todas as etapas dos processos seletivos, desde entrevistas até dinâmicas de grupo. A habilidade de expor, com clareza, ideias e informações de projetos dos quais tenha participado, falar dos pontos principais da história profissional e resultados atingidos é uma característica muito bem vinda em qualquer processo, e que chama a atenção dos recrutadores.

2) Reputação

Geralmente, quando um profissional é selecionado para uma entrevista, a trajetória profissional dele é investigada pela nova empresa. Por isso, é muito importante estabelecer e conservar bons relacionamentos com ex-chefes, colegas e subordinados, para que quando a companhia for buscar referências tenha respostas positivas e verdadeiras. Muitas empresas buscam estas referências antes mesmo de marcarem as entrevistas. Ou seja, o que é dito nessa pesquisa pode ser decisivo para que o profissional seja considerado ou não no processo.

3) Planejamento de carreira

Os recrutadores prestam muita atenção às metas de carreira dos entrevistados. Quem tem objetivos profissionais bem definidos tem mais segurança ao falar sobre pretensões profissionais nas seleções. Em geral, as empresas desejam que as intenções do colaborador estejam relacionadas com a própria cultura e com a natureza do cargo a ser ocupado. Além disso, o desejo de crescimento profissional também é levado em consideração. Caso os objetivos sejam muito distintos, ele pode ser excluído do processo.

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4) Capacidade de tomar decisões

A habilidade para decidir com responsabilidade e tranquilidade conta muito nos processos seletivos. Algumas oportunidades de emprego podem provocar mudanças bruscas na vida dos profissionais, como mudanças de cidade ou até de país. Em qualquer cargo, mas principalmente nos de liderança, o profissional precisa tomar decisões pautadas em consequências. Saber decidir com responsabilidade e cautela é, em suma, medir quais serão os efeitos da resolução tomada e optar pela escolha menos nociva. Além da avaliação dos riscos, a capacidade de prever resultados também é considerada.

5) Proatividade

Duas qualidades consideradas diferenciais em uma entrevista são a iniciativa e a demonstração de interesse nas atividades da empresa. Estas são qualidades que somam para o rendimento da organização, além de valorizarem o perfil de profissionais de qualquer nível. Uma maneira de demonstrar seu interesse ainda durante o processo seletivo é fazer perguntas na entrevista, o que pode revelar ousadia e um perfil proativo, curioso e questionador.

5) Inteligência Emocional

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Um fato para o qual poucos profissionais se atentam é o de que problemas comportamentais são um dos principais motivos de demissão nas corporações. Por conta disso, a análise do perfil comportamental do candidato e de seu histórico/reputação tem um peso muito significativo nas entrevistas. Os recrutadores entendem que o candidato se comporta da mesma forma na entrevista e nos outros âmbitos da vida – profissional e pessoal – e por isso analisam com afinco estes aspectos.

6) Valores

Você tem um perfil técnico perfeito para o cargo, é interessado, tem uma reputação ilibada e ainda assim foi considerado inapto para o cargo. O que pode ter acontecido? Um último aspecto essencial analisado pelas empresas são os valores do profissional. Caso eles divirjam muito da empresa, o candidato será eliminado do processo. Estes valores permeiam vários âmbitos, como relacionamento familiar, comportamento social, fé, lealdade, humildade, entre outros. Exemplo: uma empresa que exija resultados entregues a qualquer custo pode ter seus funcionários passando por cima dos outros para atingi-los, o que não ocorre, por sua vez, em uma empresa que preza as relações humanas.

O que vale, sobretudo, é o seu preparo para o cargo, sua competência e aptidão para ocupar a função. Mas todos os aspectos descritos acima influenciam na escolha das empresas. Faça uma autoavaliação e observe se você atende a estes requisitos. Caso haja alguma resposta negativa, talvez seja a hora de rever alguns comportamentos para evitar que futuras oportunidades escapem por conta de detalhes.

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