A virada de chave entre um ano e outro é sempre um tempo adequado para fazer um balanço de nossas metas. Por ser um tema tão importante e pertinente, quero retomá-lo. Certamente você já me ouviu ou já leu meu posicionamento sobre ele. Planejar é essencial e ajuda você a otimizar tempo e a crescer na carreira. Mãos à obra.
Para um bom planejamento comece fazendo uma avaliação de sua condição profissional, o que você já prometeu no último ano e não realizou. O que você conquistou e o que ficou no caminho. Pode parecer até uma contradição: “mas é necessário iniciar pelo fim”. Essa sinceridade consigo mesmo vai lhe deixar mais forte e mais apto a construir o novo planejamento. Sabemos que 2020 podou muito de nossas metas, então, pode pensar em listá-las e repaginá-las.
Em um segundo momento, coloque um objetivo macro, a longo prazo, de preferência para daqui a dez anos. É ele que precisa ser o seu Norte inspirador. Neste cenário pode-se inserir algumas metas e algumas etapas a serem cumpridas no percurso. Faça ainda uma divisão daquilo que conseguirá fazer a médio e curto prazos, neste contexto, o que você precisa fazer em 2021 que se inicia.
Em seguida, prepare uma etapa das ações práticas que necessitam ser realizadas e de que forma. Afinal, planejar por si só não lhe levará ao êxito, mas sim a execução daquilo que você está se propondo a fazer. Nesta parte operacional, você precisa definir o que fará, de que forma, em que prazos e com quais recursos.
Concluída essas fases não jogue esse planejamento em uma pasta qualquer do seu computador. Deixe-o visível, para que você possa ser tentado a revisá-lo de tempos em tempos. Esse ato fará com que o próprio planejamento seja atualizado, e claro, executado.
Faça de 2021, realmente um ano de recomeço, para isso execute um planejamento que o guiará ao longo dos meses novinhos que estão por vir.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS