Todo fim de ano chega o momento de analisar como foi o ano e o que precisa ser mudado ou melhorado. O que deu certo. O que falhou. Cabe a você pensar e planejar, então não deixe para depois.
Após uma auto análise consciente e verdadeira, pense no futuro. Para obter resultados realmente compensadores, esse planejamento precisa ter três focos diferentes. O primeiro é o individual. Checar como anda a sua saúde, se está se exercitando o suficiente, fazer um check up físico e mental. Com o que você sonha? Pense no que gostaria de aprender, por puro prazer. E se o seu hobby continua interessante ou poderia ser mudado. O que pode melhorar sua vida e deixar você mais feliz? Não estamos falando de ganhar na loteria, mas de situações palpáveis, do dia a dia.
O segundo foco é o familiar. Pense se está passando tempo suficiente com filhos, cônjuge, pais. Hoje a vida é muito corrida para todos e fica fácil nos perdermos daquilo que é realmente importante. Se tiver filhos, preste atenção à educação deles, se está adequada, se precisam de algum apoio a mais. Lembre dos amigos, na convivência, no lazer. Planeje as viagens e passeios que gostaria de fazer.
O terceiro foco é o profissional. Você está satisfeito com seu trabalho? O que pode melhorar no próximo ano? Quer crescer na mesma função – para isso precisa se aprofundar na especialidade. Quer ganhar postos na gestão? Veja que conhecimentos são necessários para isso. Você pode definir cursos que quer fazer ou buscar maneiras informais de se aprimorar. Uma dica: visite o Watson, programa da IBM, com muitas informações de mercado. É inspirador.
Não esqueça de planejar seu Plano B. Pode ser uma nova carreira, empreendedorismo a substituição ou adição de renda. O que fazer se o plano A não der certo.
Escreva seu planejamento, colocando prazos mensais, trimestrais, semestrais. Divida seu plano com alguém. É uma forma de firmar um compromisso consigo mesmo e com outro. Coloque esse plano num lugar de fácil acesso. Na sua mesa, no seu computador, até na geladeira. Enfim, um lugar onde ele possa sempre ser visto e conferido. Faça desse “documento” seu balizador para 2017. E que o novo ano lhe traga muito sucesso!
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS