Há alguns anos tive o privilégio de conviver com um colega de equipe que possuía uma habilidade invejável de dizer ‘não’ ao ser acionado para executar atividades ou tarefas que extrapolavam o seu dia a dia de trabalho ou mesmo as quais sua posição não comportava. Mas o ‘não’ deste profissional sempre foi consistente, polido e mais, trazia um universo de alternativas para solucionar a demanda de sua chefia.
Ele argumentava por exemplo: “Bernt, sim podemos fazer desta forma, contudo tenho está, mais está e também aquela atividade. O que você prefere que eu deixe para depois? ”. Ele tinha a habilidade de devolver a demanda, ou na verdade deixar na mão do gestor a alternativa a se seguir. Desta forma não se sobrecarregava e não deixava a qualidade do seu trabalho cair.
Exemplos como esses no mercado de trabalho, infelizmente ainda não são unanimidades. Vivemos em um país em que a palavra ‘Não’ remete a antipatia, tanto na vida pessoal, quando profissional. O medo de sermos taxados como ‘chatos’ e de passar por uma pessoa que faz corpo mole ou até mesmo da exclusão social, nos faz aceitar fazer coisas que na verdade não gostaríamos de fazer, ou até mesmo deixar de fazer algo em detrimento do pedido do outro.
Geralmente o perfil das pessoas que dizem ‘sim’ a tudo está ligado a um indivíduo que têm baixa autoestima, que possui medo de não ser aceito, ou que lá atrás o seu histórico está ligado a rejeição. Então essa pessoa aceita tudo para justamente tentar agradar ao outro, esquecendo-se de si própria.
Porém, existe o outro lado da moeda: se dizer o ‘não’ é algo difícil, saber recebê-lo é algo imprescindível. Levar para o lado pessoal, fazer julgamento prévio e ou, de antemão, taxar o interlocutor de indivíduo que ‘faz corpo mole’, é sinal de imaturidade. Por isso, o exercício da palavra passa por ‘saber dizer’ e ‘saber receber’. Básico não? Mas muitas vezes, sabemos que não é bem assim que acontece. Aí a origem do conflito.
Algumas dicas podem ajudar o leitor a exercitar o ‘não’ em suas respostas e também a recepção do mesmo. Primeiro o ‘não’ precisa estar ligado aos seus valores. Essa ancora é primordial e vai lhe deixar de consciência limpa sempre que precisar colocar a palavra em prática.
Segundo, lembre-se do exemplo do meu colega que citei no início: fundamente o seu ‘não’. No ambiente de trabalho procure negociar mais com as pessoas, chefias e clientes. O seu não com esse amparo, fará de você uma pessoa mais respeitada, conhecida por seu jeito assertivo de lidar com as coisas.
Aprenda a receber o ‘não’ sem fazer julgamentos prévios. Seja maduro. Além de ajudar o seu desencolhimento profissional, também estará ajudando outras pessoas a exercitar a fazer o mesmo. Deixe de lado um pouco a forma ‘sentimental’ que está em nosso DNA brasileiro.
Por fim, busque entender onde está o seu direito e o direito do outro. Algo básico, mas que precisamos entender para evitar melindres. O ‘não’, se encaixa exatamente no meio desses dois princípios. Aprenda a dizer e a receber o ‘Não’ para que o seu ‘Sim’ tenha mais valor!
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